quarta-feira, 27 de maio de 2015

Porque as palavras não dizem NADA

Conheci-a no sexto ano da escola.
Era a melhor aluna.
Pacata.
No oitavo ano juntei-me a ela e à Cristina que já eram amigas. Foi o começo de uma longa amizade.
Os anos passaram, mudamos de escola e a nós juntaram-se a Sandra e a Olga.
Éramos 5. Inseparáveis.
Fazíamos os trabalhos de grupo sempre juntas. Íamos no autocarro ao pé umas das outras.
Éramos confidentes. Inocentes.
Conhecemos os primeiros namorados umas das outras. Rimos e choramos. Juntas.
Das 5, eu era a mais ralheta, a Sónia a mais pacata.
Recordo-me de uma discussão enorme que tive com o professor de espanhol Álvaro Araujo. Discussão onde saí de sala batendo com a porta. No intervalo, a Sónia veio ter comigo e disse-me “mas porque é que tu não sabes estar calada” eu respondi-lhe “é tão difícil para mim estar calada como para ti falar”. Ela percebeu a mensagem. Respeitou-me.
Temos tantos momentos juntas. Memórias de um tempo tão bom, tão leve, tão cheio de despreocupações.
A Sónia continuava a disputar o lugar de melhor aluna com uma menina, a Rosa.
Acabou a escola. Cada uma seguiu o seu caminho. Ela foi para a Faculdade. Eu Não.
Ela continuou tímida eu extrovertida.
Mantínhamos o contacto uma com a outra por telefone.
Recordo-me que um dia foi me visitar a uma loja onde eu trabalhei. No final disse-me que sentia a falta da minha boa disposição, das minhas palhaçadas e riso fácil.
A Sónia era uma pessoa pacata, introvertida, melancólica até. Mas eu lembro-me da sua gargalhada quando alguma coisa a fazia realmente rir.
No dia 27 de Maio de 2006 partilhei a alegria do seu casamento. Ela estava tão bonita e tão feliz.
Anos depois nasceu a Catarina, a menina dos olhos dela.
A última vez que nos encontramos as duas, a sério foi antes de eu vir para a Holanda. Ficamos as duas na casa dela à conversa até de madrugada.   
Havia tanto por dizer. Choramos e rimos com as coisas umas das outras. Os últimos anos não tinha sido fáceis para ela. A doença da mãe, depois do pai. Os problemas familiares. Enfim. Um rol de coisas que a atormentavam.
Mas aquelas horas à conversa fizeram-nos tão bem.
Eu vi para a Holanda. E o contacto ficou cada vez mais escasso. Uma mensagem no aniversário, no Natal ou num ou outro acontecimento mais relevante.
A 19 de Outubro de 2013 a Sónia foi com o marido e a filha ao meu casamento. Foi a última vez que a vi. As últimas palavras que me disse pessoalmente foram “Ana o teu casamento foi o mais bonito que já assisti. Vê-se que tudo foi feito com amor e que vocês estão muito felizes. Parabéns”.
A Sónia era de poucas palavras, mas palavras profundas.
No dia 23, pelo meu aniversário, recebo uma mensagem dela “Muitos parabéns. Um dia de anos muito feliz junto dos teus queridos”. Eu respondo-lhe ‘Obrigada minha amiga linda. Eu sou uma desnaturada  pois esqueço me sempre do teu. Um beijinho muito grande”.
Foram estas as últimas palavras uma para com a outra.
A Sónia morreu nessa madrugada nos braços do marido com um ataque cardíaco fulminante. A filha dormia inocente no quarto ao lado. Nunca mais vai ver a mãe.
Hoje, no dia em que faria 9 anos, as pessoas que foram ao seu casamento, estão neste momento a ir ao seu funeral.
O que sinto. Não sei. Um vazio. Uma tristeza inexplicável.
A morte será sempre injusta. A morte será sempre inoportuna. A morte será sempre inimiga.
Mas uma menina de 5 anos não pode ficar sem a mãe!
A Sónia perdeu a vida.
O Nuno está desorientado, perdido.
A Catarina perdeu a mãe dela.
A mãe que era o seu mundo há 4 dias atrás, hoje já não é nada. Já não é mãe é apenas um corpo a ser velado.
A Sónia que foi MÃE e tinha naquela menina o mundo dela não vai poder acompanhar a filha no primeiro dia de aulas, não vai poder abraçá-la no primeiro desgosto de amor ou felicitá-la quando acabar os estudos.
A Catarina, para quem a mãe hoje é tudo, daqui a uns anos vai perder essas lembranças.
Todos perderam!
Adeus minha querida Sónia.
Adeus minha querida amiga.

Sem comentários:

Enviar um comentário