terça-feira, 9 de junho de 2015

Sterke vrouw = Mulher forte

Há uns três meses que a minha sogra nos pediu (às mulheres da família) para reservarmos o sábado, 6 de Junho.
Em Maio foi o aniversário de todas (à exceção dela). Sendo que eu e a irmã do Gerben fazemos no mesmo dia e a Nienke, mulher do irmão dele faz anos uma semana depois. Temos a mesma idade, eu e a Nienke.
O plano era as crianças ficarem com os homens da família fazendo o que bem entendessem e as mulheres iam para parte incerta.
O tema era sterke vrouwen (mulheres fortes). Ainda pensei numa ida ao SPA ou num workshop de terapias alternativas, já que a minha sogra é reflexologista e muito dada às terapias.  Frio, muito frio.
Chegamos então no sábado à hora marcada com tempinho para gozar do sol no jardim bebendo café e comendo  tarte de maçã, bem à holandesa.
Estávamos todos juntos e a minha sogra entrega um postal a cada uma, onde nos descreve com algumas palavras, a mim coube-me:
Moedíg = corajosa
Vrolijk = alegre
Mountainbikerster = estrela da bicicleta de montanha
Wíjs = sensata
Lief = amorosa
Mooi  = bonita
Keukenprinses = princessa da cozinha
Dapper =  valente
Reislustig = amante de viagens
Energiek = energetica
Enthousiast = entusiasta
Resoluut = decidida
Grezzen verleggend =  ultrapassa fronteiras
Posto isto lá fomos nós. Dêmos uma voltinha de carro ao quarteirão e fomos bater à porta de uma Surinamesa muito simpática.
O desafio era nada mais nada menos do que fazermos a nossa própria sterke vrouw.  Orientadas por quem sabe mas pelas nossas próprias mãos.
Tínhamos o material à frente e o suposto resultado final. Meter mãos à obra, quase de olhos fechados.
Por momentos duvidei que fosse capaz. Eu que não me acho com muito jeito para os trabalhos manuais. Mas uma sterke vrouw é capaz de tudo.
Quantas vezes na vida não duvidamos das nossas competências. Quantas vezes não somos invadidas pelos medos e incertezas que, às vezes, nos desviam dos objetivos.
Às vezes é preciso parar! E acreditar!
Quase tudo é possível. 
Querer é poder!
Fui capaz. E gostei tanto! Do desafio, do convívio, do significado por detrás do desafio e do resultado final.
Estou orgulhosa de mim e da minha sterke vrouw.
Ela veio em muito boa hora.
Será a minha inspiração nos dias mais turbulentos e o meu amuleto nos dias de grandes desafios.
Obrigada Aukje,
Obrigada minha sterke vrouw. 

 antes 

 depois

 as 4 sterkte vrouwen 

 No final fomos todas satisfeitas para casa dos meus sogros com a nossa sterke vrouw em punho. Perguntamos qual correspondia a cada uma e um dos sobrinhos, com 7 anos, respondeu as coloridas são da Ana e da Nienke. As de preto são da avó e da mãe. E porquê? Porque a Ana e a Nienke gostam de coisas mais coloridas e a avó e a mãe de coisas mais escuras (respondeu ele). Acertou!
Acho que dá para perceber quem é a Ana e a Nienke na imagem. Sendo que as bonecas não estão alinhadas com as autoras. 
Para terminar ainda houve tempo para um super mega barbecue. Foi um dia que soube a pato. 
Ainda que, às vezes, faça eu o papel de holandesa e torça o beiço a estes programas familiares. Acaba sempre por ser tão bom, no meio destas pessoas tão especiais. 
Esta família vale ouro!

Sem comentários:

Enviar um comentário