quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Duas semanas de ti, Lia

Há duas semanas que vivemos em função da nossa princesa. Têm sido duas semanas de descoberta, de aprendizagem, de adaptação, de encantamento, deslumbramento e sei lá mais o quê.
A primeira semana foi de aprendizagem intensa com a ajuda da kraamzorg. Uma ajuda preciosa para uma mãe de primeira viagem. Ela chega quase como uma "mãe" e ensina "tudo", transmite-nos confiança e segurança.
Sinceramente um apoio de louvar, não sei como as pessoas fazem em Portugal, depois de saírem do hospital com o bebé. Possivelmente vai-se pelas ideias dos familiares, vizinhos e afins, mas ter a ajuda de alguém neutro e profissional é sem sombra de dúvida uma mais-valia.
Eu era das que torcia o beiço as ideias da Holanda quanto a forma como conduziam a gravidez. O assistidas por parteiras, em vez de médicos, os partos em casa, o não a epidural, o vir para casa logo a seguir ao parto...etc, etc, etc. E agora sou eu que digo aqui é tudo muito mais natural. Tenta-se que este momento seja único e o mais natural possível, porque é isso que ele é, um acontecimento da natureza. Os médicos estão lá e só entram em ação em caso de risco.
Eu vim para casa 4 horas depois do parto. Ninguém me expulsou do hospital. Apenas me disseram que estava tudo bem comigo e com a bebé e quando me sentisse preparada podia ir para casa. E eu queria muito vir para casa. Ver o Yofi e a reação dele com a Lia. estar no conforto do meu lar com os amores da minha vida.
Voltando a estas duas semanas...o Gerben decidiu tirar férias e ficou comigo uma semana e meia. Foi ótimo vivermos os dois este momento único, foi como estarmos os quatro dentro de um casulo. Acordarmos, olharmos para a nossa menina, sentir que era mesmo verdade que ela estava ali, aprender a amamentar, mudar fraldas, dar o primeiro banho, tirar a temperatura, vestir, vê-la a abrir e a fechar os olhinhos, a olhar para nós. Tamanho deslumbramento.
Da primeira para a segunda semana sentimos muita diferenças. A Lia passou de um bebé muito calminho na primeira semana, que só dormia e tinha que ser estimulada para comer para um bebé consideravelmente ativo, que chora (berra) imenso se está com fome e que quer atenção quando está acordada. E nós adoramos tê-la ao nosso colinho, sentir o cheirinho dela, dar-lhe beijinhos....e sentir este amor que só tem espaço para crescer.
A pesagem

Yofi , o protetor 

O primeiro banho, dado pela mamã 

O segundo banho, foi a vez do papá 

A primeira visita, os avós paternos 

O teste do pezinho 

O primeiro passeio pelo parque - com uma semana


Amor, amor, amor....


A desfrutar do solinho na varanda e a completar duas semanas de vida
Amo-te Lia.  

1 comentário:

  1. Revi-me em muita coisa ao ler este post. Mudamos mesmo de opinião depois de passarmos pela gravidez, parto e pós-parto aqui na Holanda, não é?
    Um bjinho muito especial para vocês

    ResponderEliminar