sábado, 9 de maio de 2015

Amanhã será melhor.



Ufa. Não está a ser um Maio fácil. Este Maio que eu tanto gosto e que é o meu Maio.
Quando pensamos que descobrimos o caminho, avançamos para logo percebermos que era o errado. Voltar atrás depois de tantos passos dados. Recomeçar. Nem sempre é mau, mas tantas vezes cansa. Até ao ponto de reconsiderar se é este o caminho, se não estou apenas a lutar contra a maré. Nas alturas de crise nunca vemos a solução, nunca percebemos a razão. E eu sou das que acredita que nada é por acaso. Mas nos entretantos, dói.
O destino que dá também tira.
Como em tudo, há um tempo para o ‘luto’. Hoje é o tempo para ele. As forças cedem, o otimismo falha. 
Tudo vai passar. O tempo é amigo é conselheiro é altruísta.
Amanhã será tempo para limpar as lagrimas, lamber as feridas, erguer a cabeça e recomeçar. Do zero se assim for preciso. Mas, hoje, dói. 

Perdemos esta batalha mas queremos ganhar a guerra. 


5 comentários:

  1. Olá Ana
    Há tanto tempo que sigo o que escreves e que me revejo em tanta coisa, mas hoje, fiquei particularmente tocada por este post.
    Talvez não pelas mesmas razões, mas hoje, também a mim me doí. Também eu me sinto cansada de remar contra a maré.
    Sejamos optimistas e tenhamos a força suficiente para saber que vai passar. Mas até lá, continua a doer.
    Desculpa o desabafo.
    Tal como tu, tb eu me encontro na Holanda. Récem-chegada , mas marinheira de segunda viagem.
    Por opção, mas ainda assim...a questionar se será este o caminho
    É dificil estar sozinha num País que não é o nosso. Ideias para conhecer pessoas?
    Força e Maio não tarda nada está a acabar....
    Raquel

    ResponderEliminar
  2. Olá Raquel,
    Obrigada por seguires o blog e deixares o comentário. Cada um trava a sua luta quando se torna expact, acredito que para uns será mais fácil que para outros, sendo as razões milhetas.
    A minha luta aqui durou quase três anos. Resisti, resisti, resisti. Sem querer via sempre o lado negativo, oposto aquilo que eu sou. Contudo senti uma grande mudança neste último ano que passou, talvez tenha sido a maternidade que canalizou a minha energia e prioridades para outros campos. Talvez tenha sido o tempo que curou as feridas, talvez tenha sido apenas aceitação. Contudo, hoje estou muiti em paz comigo mesma. Gosto de Amesterdào de coração, todos os dias me apaixono por esta cidade. Ainda tenho um mundo para conquistar aqui, mas teria outro se voltasse para Portugal. Hoje resisto menos e aceito mais (não é conformismo é aceitação). Aproveito a cidade mais, que tem tanto para fazer, para ver....aproveito o sol como se não houvesse amanhã. Os invernos ainda custam a passar. Custarão sempre, mas olha bebe-se mais chá, fica-se em casa a ver filmes, a ler...etc, etc.
    Em relação a conhecer pessoas. É muito importante a vida social. Contudo a forma de conhecer tem muito a ver com o teu estilo de vida. Onde eu conheci mais pessoas foi no trabalho (hoje por algumas tenho grande carinho e é com elas que faço grande parte da minha vida social) e no curso de holandes. Se tiveres filhos pequenos também tens grupos de mamas (poruguesas, brasileiras e internacional) éu faço parte de todos e vou me distribuindo. DE vez em quando há encontros de portugueses (se tens com quem falar o portugues). Se gostas de desporto, inscreve te em aulas no ginasio ou ao ar livre. Fica sem duvida a pertencer a um grupo. O importante é não passar muito tempo sozinha em casa (pelo menos quando está bom tempo, sair, sair, sair). Nào se precisa de conhecer muita gente, as vezes basta meia duzia de pessoas, as certas e já está! Eu já conheço muita gente aqui, mas no fim de contas vou sempre bater a mesma meia duzia de portas :)
    Podemos ir falando. Boa sorte.
    Ana

    ResponderEliminar
  3. Obrigada Ana, pela resposta.
    Eu não tenho filhos, e embarquei nesta aventura sozinha. Talvez por isso, me vá ainda mais abaixo por vezes.
    Para já resolvi que vou começar a fazer voluntariado num abrigo de animais.
    Quero também tentar fazer um curso de Holandês. eu já tenho umas boas luzes e percebo bastante, mas falar e escrever ui ui.
    Agora o passo mais importante será arranjar trabalho. Missão dificil bem sei mas espero que não seja impossivel!
    Como foi contigo? Eu considero que me expresso muito bem em Inglês, mas devido a falta de prática não é aquele fluente.
    Enfim, tentar não custa
    Obrigado e por aqui continuo a ler o teu blog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Raquel acho que fazes muito bem em relação ao voluntariado. Se gostas de animais e estas disposta a isso, poderás também deixar o teu contacto nos supermercados para passear e cuidar de cães, sempre ganhas algum dinheiro.
      Em relação ao curso de holandês, posso recomendar te a minha escola Pacetaleninstitut (http://www.pacetaleninstituut.nl/page.php?id=1). Se já falas um pouco podes oedir um voluntario para falar contigo nesta associação http://www.gildeamsterdam.nl/ (É gratuito e uma grande ajuda). Trabalho não é impossivel, com garra e determinação consegue-se. Depende do que queres fazer e o que estás disposta a fazer. Mas esta altura do ano é perfeia para arranjar trabalho: Turismo (restaurantes, hoteis, lojas) ou call center (as vezes pedem pessoas nativas de portugal ou a falar portugues e espanhol e todos os portugueses arranham espanhol. Experimenta a booking.com ou tours and tickets que está espalhada por toda a cidade (é de venda de tours aos turistas). Acredita esta altura do ano é a melhor para arranjares trabalho. Eu cheguei em Outubro, por isso não foi fácil. O mercado para um pouco no inverno.
      Boa sorte, qualquer coisa estou por aqui.

      Eliminar
  4. Obrigado pelas dicas Ana, vou segui-las! vou pôr mãos à obra e dando novidades:)
    Obrigado e tudo de bom

    ResponderEliminar