quinta-feira, 15 de março de 2012

A Salsinha explica

Alguns leitores (gosto de escrever isto, até parece que sou escritora a sério, não é que o pretenda ser) comentaram e perguntaram porque anda a Salsinha tão apagada.
Pois, isso também eu gostava de saber.
Não pretendo que o meu blogue chega aborrecido e um relato da minha vida diária, de todo. Gosto de escrever sobre o que sinto, o que penso e às vezes sobre o que faço.
Contudo, há alturas que pura e simplesmente nada de "extraordinário" me surge.
De qualquer maneira posso explicar que ser turista é em tudo diferente de o ser emigrante.
E, possivelmente, nos primeiros tempos por cá talvez me sentisse mais turista e agora já me sinto mais emigrante. com o que isso tem de bom e de mau.
As saudades apertam, o sol que não vêm, as incertezas do futuro, a dificuldade da língua. Há dias que isto é visto com a maior das naturalidades, como fazendo parte de todo um processo e há outros que isto é visto com pouco otimismo...até para uma Salsinha.
E como a Salsinha nunca foi menina dada a melodramas e sempre preferiu dar o melhor de si aos outros, a inspiração vem mais depressa quando os dias são azuis.
Hoje é um dia azul (por muitas razões) e a boa da inspiração surge.
De facto gosto mais de pôr as pessoas a rir do que as carregar com as minhas frustrações (que também as tenho).
No meu grupo de amigos sempre fui conhecida como a que se chegava à frente para fazer palhaçadas ou as coisas mais inacreditáveis...e é nesse papel que me sinto bem.
Em suma, e voltando um nadinha atrás...no fim de semana fui a um encontro de portugueses. Foi bom conhecer portugueses em Amesterdão (foram os primeiros), foi bom partilhar histórias, experiências, alegrias e receios falados em português. Foi bom perceber que o que sinto (de vez em quando) também os outros o sentem ou sentiram.
Faz parte, é humano.
Quem não sente não é filho de boa gente, certo!?
Vim de lá outra e quando estamos seguros, confiantes e otimistas o universo conspira e as oportunidades surgem ;)

2 comentários:

  1. Estou feliz, por a tua inspiração estar de volta. Apesar de por vezes a vida nem sempre ser como queremos, tens de acreditar que nós leitores gostamos muito de ti, nos bons e maus momentos. Queremos que nos contes as tuas aventuras no país das tulipas, moinhos e gente com boa energia, mas que também desabafes connosco quando estás triste. Afinal, a escrita permite-nos manter o equilíbrio. Beijinhos ( hoje choveu no Algarve, iupi!)

    ResponderEliminar
  2. Alo Alo
    Como te percebo... de turista a emigra...
    Eu bem sei que ficamos de marcar um almoço, mas esta semana não deu mesmo. Combina-mos para quinta que vem?

    Bjk e força
    Carolina

    ResponderEliminar