terça-feira, 30 de julho de 2013

O céu também chorou

Coincidência ou não, por estas bandas talvez não. O seu desabou com vontade na altura em que a minha família foi embora. Choveu, mas choveu a serio.
Voltei para casa sozinha, à minha espera estava o cão. Gelei com a sensação de casa vazia.
O homem chegou há poucos minutos. Primeira coisa que disse: "Que casa tão vazia".
E está mesmo e já me faltam os gritinhos da Carolina....
Assim tem muito mais piada :(

 



segunda-feira, 29 de julho de 2013

Casa cheia

E depois do programa completo do ultimo post...a festa continua.
A minha casa de bonecas está a cheia de família, já lá vai uma semana. Mãe, mana, sobrinha mais velha de 10 anos, sobrinha mais pequenina de 19 meses.
Para quem viveu sozinha uma série de anos, e agora vive numa casinha piquenina com um homem muito calmo e um cão não tão calmo, ter a casa assim cheia de gritinhos estéricos de uma criancinha barulhenta, como a minha sobrinha é uma novidade para mim. Quando ela nasceu tinha eu cerca de dois meses de Holanda, como tal tenho pouco contato com ela, pois sempre que vou a Portugal é de fugida.
Contudo esta semana passou a fugir, meu Deus como passou, amanhã já vão embora :( :( :(
Quando as vi na minha casa há uma semana atrás pareceu-me um sonho, sinceramente nunca acreditei seriamente que me viessem visitar. A minha família não é grande dada a viagens, eu fui a única que degenerei. Para a minha mãe foi até mesmo uma estreia, a primeira vez que andou de avião e a primeira vez que cruzou a península ibérica.
Ainda que tivesse que me habituar aos horários e ritmos de cada um, soube bem ter o conforto da família...Fartamo-nos de passear e a minha irmã ficou deslumbrada com a Holanda, mal sabe ela que teve uma sorte do caraças com o tempo. Agora nem me acreditam quando digo que aqui não há verão e faz frio a sério.
A minha sala parece-me um acampamento cigano, é verdade, mas amanhã vai parecer tudo vazio, tudo demasiado no lugar...e eu vou ter muitas saudades de os ter cá de novo...E pronto não digo mais nada :(


Só mais uma coisinha, o meu homem, bem o meu homem, pura e simplesmente não é normal, foi absolutamente fantástico, não pára de me surpreender. Ele foi fotografo, ele foi cozinheiro, ele foi animador, ele foi paciente, ele foi MARAVILHOSO!!!

sábado, 20 de julho de 2013

Programa

Ontem - Festa cá em casa;
Hoje - Trabalho e convite para um barbecue e dois aniversários;
Amanhã - trabalho e jantar com colegas
...
Valha-me a Santa eu já disse e volto a dizer tenho mais festas em um ano e nove meses de Holanda que eu tive a minha vida toda em Portugal...quase, vá.
E agora vou-me embora que já se vai fazendo horas para um dos aniversários.

domingo, 14 de julho de 2013

Mudanças

Fim de semana de folga. Primeiro pensamos ir acampar com o dog para uma das ilhas holandesas. Até era um programazinho jeitoso para os três. contato com a natureza, longe do stress da cidade e das coisinhas diárias...prometia!! Contudo acabamos por decidir ficar por casa e fazer 1001 coisas que andamos a adiar há seculos. Isto porque porque não temos parado em casa há meses e o próximo mês também se avizinha bem agitado.
Obviamente que das 1001 coisas só vamos conseguir fazer meia dúzia, mas pelo menos essas ficam feitas.
Ontem viramos a casa do avesso, literalmente.
Desde que viemos para cá morar, ele primeiro que eu....pusemos as coisas a jeito de provisório com a promessa de um dia mudarmos. Há praticamente dois anos e o dia foi ontem.
eu gosto das coisinhas arrumadas e limpinhas, mas não ligo (nada) a decoração, não tenho jeito nenhum. Aprecio, sim senhora, entrar numa casa toda coquet e organizadinha mas falta a inspiração para tal assunto. Falta mesmo. Até tenho pena, mas também não tenho paciência para mudar esta parte em mim. então a  nossa mini casinha foi ficando assim em estado provisório estes dois longos anos. De vez em quando fala-se no assunto para não se esquecer mas era só isso.
Ontem nem estava nos nossos planos a mudança, mas contudo andávamos a arrumar e eu lembrei-me a mudar o sofá para onde sempre achei que era o sítio dele. Nisto foi a televisão atrás. Os armários foram mais para a esquerda, a mesa de jantar mais para o meio. Uma das poltronas para o sítio da biblioteca. Os pontos de luz também mudaram.
Depois de um dia, de muito limpar, aspirar, tirar, pôr, arrastar móveis, mudar cabos......chegamos ao fim com a sensação de dever cumprido...De casa arrumada, organizada. As coisas são exatamente as mesmas, estão é completamente em sítios diferentes e que diferença faz. Parece que estamos numa casa nova, agora sabe bem estar aqui.
Quase que abalamos desenfreados para o IKEA porque nos falta um verdadeiro móvel de televisão, uma carpete, a mesa de centro, alguns cadeeiros....mas acabamos por aproveitar aquilo que já temos.
A carpete quero mesmo comprar, já há muito que sinto falta dela. acho que o espaço fica mais acolhedor, sobretudo no inverso. O se não é o yofi, já assim temos que aspirar a casa dia sim, dia não, que este cão aprece um gato. Com a carpete parece-me que irá piorar, mas quero e pronto!
Hoje quando acordei vim correndo para a sala. Quer dizer, correndo não foi bem o termo porque quando saiu do quarto dou um passo e estou na sala...mas correndo no termo ansiosa para ver se era mesmo verdade e é mesmo. Ainda está tudo no sítio. E está tão bonito, tão confortável. Está tudo como se pertencesse mesmo aquele sítio.
Impressionante!!!!
Não sei se o Yofi gostou muito desta mudança. Ontem andou triste, à noite recusou-se a deitar-se connosco no sofá. O que é certo é que para ele as coisas estão mais difíceis, tinha os seus pontos preferidos na casa que agora estão do avesso. Ele acostuma-se.
***
Há uns anos uma colega de casa falou-me da arte Feng Shui que basicamente é a arte de saber decorar a casa para que entrem as energias positivas...eu acho que sem querer chegamos lá.
Aqui fica uma definição mais profissional sobre Feng Shui:

"Feng Shui é uma arte milenar para organizar a vida do ser humano. Data de mais de cinco mil anos. É elaborada a partir da observação da natureza, utiliza os mesmos princípios que regem as ciências naturais e tem com base o conceito do Tao, Yin e Yang, energia Ch’i e os cinco elementos associados ao estudo das cores, relevo, clima e formas.
Sua função é favorecer uma vida saudável, atrair abundancia, prosperidade, harmonia para o casal, para a família e sucesso em todos os aspectos da vida. O segredo está em harmonizar essa energia pela casa. A arte do Feng Shui é trazer boas vibrações para a conquista dos sonhos pessoais.
Em tempos de crise nos negócios onde executivos, economistas, administradores e consultores buscam soluções para melhorar os resultados das empresas o Feng Shui contribui de forma significativa para o sucesso empresarial.
De acordo com o Feng Shui o nosso ambiente conta uma história, então se mudarmos os elementos deste ambiente de forma correta poderemos mudar a nossa história de forma positiva."


sexta-feira, 12 de julho de 2013

Já está!!

Já está!! Ou pelo menos por agora!!
Depois de um ano e oito meses de Holanda, de cerca de um ano de curso, de muito estudo, de muita irritação, frustração e cabelos brancos q.b...acabou o "pesadelo" (por agora)!!
Dois longos dias de exame depois, estou aqui....SOBREVIVI!!
Custou mas foi, tinha que fazer fiz!! Foi por isso que a Gemeente me pagou o curso e o exame.
Não me parece (tenho a certeza) que este tempo de Holanda e a minha fraca aptidão para aprender línguas me tenha ajudado a superar este desafio...mas agora já está. Pelo menos cumpri com a minha palavra e contrato perante a Gemeente. Ainda que o resultado, bom esse...enfim, daqui a 6 semanas logo se vê.
Para já respiro de alívio e depois volto a carga.
Andei ansiosa, nervosa e sei lá mais o quê nestas semanas, dias que antecederam ao exame. sou mesmo assim há pouco a fazer quanto a isso, ainda que eu saiba e meio mundo me tenha dito que "não será o fim do mundo" se não passar, o meu cérebro não quis assimilar essa informação. Mas felizmente é verdade, ainda que gostaria muito de virar esta página e passar para outro capítulo, não estou de todo na aflição, como algumas pessoas - muitas - de ter que passar, caso contrário mandam-me de volta para o meu país. Acontece aqui, sim!!
Ainda assim e porque gosto de terminar projetos e ser bem sucedida nos que me meto, sinto este gostinho amargo porque as coisas não me correram como eu queria....de todo, os nervos atraiçoara-me, o tempo foi pouco para tanto com tão poucos conhecimentos...enfim...um desastre...segundo as minhas previsões....Nem a minha veia otimista consegue ver outro cenário....Ainda que lá mesmo ao finalzinho do túnel haja uma réstia de esperança.
Dos 4 exames (escrever, falar, ler e ouvir) se passar a um já é bom, a dois será uma vitória!!
Então foi assim:
Ontem, 10h da matina, nervos à flor da pela (não sei porque tenho tanto medo de exames - de todo o tipo - acontece-me o mesmo quando vou ao médico  - que penso logo que tenho todas as doenças e mais alguma - mas também me acontece quando vou com o carro à inspeção, que é uma espécie de exame também - bem transpiro por todos os lados - passando à frente...lá estava eu sentada na cadeirinha com mais umas dezenas de pessoas nas mesmas circunstâncias que eu - todos com cara de desespero.
Exame de escrita:
Uma hora de exercícios no computador, outra de exercícios no papel...entre escrever cartas de reclamação, emails para um suposto curso na universidade, descrever como nos devemos sentar corretos numa cadeira, regras para os visitantes de uma prisão, sendo que um dos textos seria de 150 palavras.....e sei lá mais o quê. Duas horas...pensar, articular, escrever num holandês quase perfeito...bem 2h é para começar a fazer uma introdução numa língua que se conhece mal. Ainda assim só saltei um pequeno exércio que não percebi o que era pedido.
Enfim, tentei o meu melhor em estado de desespero total
O tempo para mim é um inimigo. Na escola era sempre a última a entregar o teste. Nunca gostei de fazer coisas à pressa e sim acho que a pressa é inimiga da perfeição!!
-------uma hora de almoço ------------ e o sofrimento tem hora marcada-----
13h30 lá está a menina sentada outra vez de auscultadores aos ouvidos a falar para um computador...nada social, mas pelo menos mais descontraído.
Cerca de 17 situações, onde as primeiras eram de resposta rápida (20 seg). Onde têm que se ouvir a situação, perceber, compôr a nossa resposta e falar sem mais demoras. Caso contrário o pip do computador corta-nos o piu e passa para a situação seguinte...há pois é, a mim aconteceu-me mais que uma vez.
Se 20 seg parecem pouco, as duas últimas situações são de resposta longa, 2 min. que parecem uma eternidade....na última situação deve ter falado 1 minuto porque esperei séculos pelo pip de fim de exame.
Fim do primeiro dia----------------------------------------
Hoje, levantei-me descontraída, sério...que eu já não sou assim tão nova e isto dos nervos dá-me cabo da saúde, ontem à noite doí-me tudo!!
As 10h lá estava eu - só um nadinha nervosa - desta feita ler cerca de 7 longos textos (uns meio científicos) e responder a 43 perguntas de escolha múltipla em ........100 minutos!!!! Tá claro!!!
Se me deixassem responder em meio dia até era capaz de me safar, mas em 100 minutos, as últimas foram tipo totoloto.
-----------uma hora de almoço---------está mesmo quase--------------------
Ouvir (segundo as estáticas é o mais difícil e onde os estudantes mais chumbam). Normalmente são tipo entrevistas. Responder a 40 perguntas de escolha múltipla, ouve-se um excerto e em 14 segundos temos que dar a nossa resposta e ler a pergunta seguinte e as opções para ser mais fácil o que ouvimos.
E pronto foi assim, a quem possa interessar, a quem se lembrar a passar por esta aventura...enfim a quem tiver paciência para ler este testamento/testemunho.
Para mim o grande obstáculo a par de não ter conhecimentos consolidados foi sem dúvida o tempo. O tempo é uma constante pressão e quanto mais depressa queremos fazer as coisas, mais duvidamos daquilo que já fizemos...E se no inicio dá a sensação que o tempo é mais que suficiente e queremos ter a certeza de que respondemos corretamente, às tantas o tempo voa e já só faltam meia dúzia de minutos para metade do exame....Enfim não sou uma boa gestora do tempo...infelizmente!!
Agora a minha opinião muito sincera acerca do exame!!!! Não é assim tão difícil, não é mesmo. Agora
aqui no conforto da minha casa, avaliando com a cabeça fria e tranquila, qualquer um dos 4 exames está muito acessível para o nível B2....não se pode dizer que é fácil, nem é isso que se pretende, mas é acessível sim senhor. Alguém que tem talento natural para línguas, que apanha as coisas à primeira, que se tenha dedicado somente a isto....consegue perfeitamente ser bem sucedido!! Não tenho dúvidas.
Onde eu errei (e me arrependo) ainda que o soubesse....
- Não ter aproveitado a oportunidade de viver com um holandês e falar com ele todos os dias,
- Ler mais jornais,
- Ver mais televisão,
- Estar mais atenta à língua.
Estes aspectos aliados com aulas e estudo q.b. teria sido a combinação perfeita. Não fui uma estudante passiva mas podia ter sido mais ativa!!!
A minha luta com o holandês continua, seja qual for o resultado no exame eu sei aquilo que não sei e também sei que preciso de saber mais para chegar onde quero.
Portanto o exame foi apenas um detalhe nesta batalha.....talvez daqui a uns 3 anos esteja apta para dizer que trato o holandês por "tu"!!

Nota 1 - Desculpem-me algum erro ou atrapalhação na escrita, é tarde e não me apetece ler isto tudo outra vez.
Nota 2 - Se daqui a 6 semanas não falar nada sobre o exame de holandês é porque não me apetece falar sobre assunto - se é que me faço entender.

Por agora assunto encerrado, boa noite que eu vou dormir muito descansadinha e mais aliviada com certeza.

sábado, 6 de julho de 2013

São dias assim...

Eu posso imaginar a brasa que está em Portugal porque aqui está muito, muito, muito bom. Fantásticos 25 graus que fazem o delírio de quem cá vive. Amsterdam fica ainda mais linda, ganha cor, brilho, alegria...renasce assim de uma longa temporada de cinzento e tristeza. As pessoas, essas parecem outras. Alegres e de boa saúde mental...simplesmente adorável.
Aproveita-se para se usar a roupa de verão que o ano passado nem chegou a sair do armário, as sandálias, os óculos de sol, o chapéu, o protetor solar.....este cheirinho a verão que tanto gosto.
Trabalhei, pronto, não se pode desfrutar tanto assim do sol. Mas a hora de almoço, essa foi minha, com o meu homem e o meu cão, no jardim, sentados na relva a beber um vinho e a degustar de uma pasta deliciosa feita pelo meu homem maravilhoso....que me mima assim até à exaustão.
o cenário, o cenário é este que podem ver na imagem, Museumplein, mesmo em frente ao meu trabalho.

Cereja no topo do bolo. Ao final do dia recebo um grupo de 52 lisboetas (gente do meu país) - reformados, super barulhentos e muito animados. Não sossegaram enquanto não lhes contei o motivo que me trouxe a Amesterdão. Foi o amor meus senhores e senhoras, foi o amor!!! Quiseram ouvir a história, pois está claro. Ficaram felizes, deixaram-me feliz, alegraram a minha tarde, neste dia tão solarengo.

sexta-feira, 5 de julho de 2013

O melhor está para vir

E quando nos queixamos que a vida não nos corre de feição (de barriga cheia). Só porque somos exigentes, "ambiciosos", inconformados...mas que no fundo se pensarmos bem até temos tudo para sermos felizes e queixamo-nos só porque sim. Porque se faz muito calor é porque está muito calor e se está frio, é porque está muito frio, e se estamos aqui devíamos estar ali e se estamos ali já devíamos estar aqui....eu às vezes também sou assim. estou mal, só porque estou!! Graças a Deus não me acontece com frequência, mas acontece. Mas depois vem de lá a vida e as lições dela e dá-nos uma "prenda" para nos ensinar que há coisas bem piores. E já que nos queixamos, então queixamo-nos com uma razão plausível, com um argumento válido. Até parece a minha mãe, quando eu era uma criança e fazia uma birra, ela dava-me  uma palma e dizia-me: "pois agora choras com razão".
Foi essa palmadinha que a vida me deu ontem. A ver se acordo e não choro de barriga cheia, pois agora sim tenho razões para "chorar".
Mas curiosamente é sempre nas piores alturas que consigo manter a calma e a lucidez de espirito. Perco as estribeiras com muito menos.
Enfim, tudo se resolverá. Assim tanto espero. Talvez nessa altura consiga falar aqui com mais clareza sobre este assunto que me atormenta.
Boa noite.

quinta-feira, 4 de julho de 2013

(não) Estou bem

Um dia isto passa...como passa tudo na nossa vida.
As incertezas de hoje serão as certezas de amanhã.
A sensação constante de que me falta aqui qualquer coisa, com certeza que falta e sempre faltará...a luz, o calor, o do sol e o das pessoas.
Em muitas ocasiões me senti assim. Acaba sempre por haver uma explicação e muitas vezes é esta sensação que me motiva para outras aventuras, outras descobertas....
Mas como em muitas alturas do passado - até porque nem eu mesma sei o que procuro - só esta canção expressa o que sinto.

Não consigo dominar
Este estado de ansiedade
A pressa de chegar
P'ra não chegar tarde
Não sei de que é que eu fujo
Será desta solidão
Mas porque é que eu recuso
Quem quer dar-me a mão
Esta insatisfação
Não consigo compreender
Sempre esta sensação
Que estou a perder
Tenho pressa de sair
Quero sentir ao chegar
Vontade de partir
P'ra outro lugar
Vou continuar a procurar o meu mundo, o meu lugar
Porque até aqui eu só
Estou bem
Aonde não estou
Porque eu só quero ir
Aonde eu não vou
Porque eu só estou bem
Aonde não estou
Porque eu só quero ir
Aonde eu não vou
Porque eu só estou bem
Aonde não estou
                        (António Variações) 
...