sexta-feira, 12 de julho de 2013

Já está!!

Já está!! Ou pelo menos por agora!!
Depois de um ano e oito meses de Holanda, de cerca de um ano de curso, de muito estudo, de muita irritação, frustração e cabelos brancos q.b...acabou o "pesadelo" (por agora)!!
Dois longos dias de exame depois, estou aqui....SOBREVIVI!!
Custou mas foi, tinha que fazer fiz!! Foi por isso que a Gemeente me pagou o curso e o exame.
Não me parece (tenho a certeza) que este tempo de Holanda e a minha fraca aptidão para aprender línguas me tenha ajudado a superar este desafio...mas agora já está. Pelo menos cumpri com a minha palavra e contrato perante a Gemeente. Ainda que o resultado, bom esse...enfim, daqui a 6 semanas logo se vê.
Para já respiro de alívio e depois volto a carga.
Andei ansiosa, nervosa e sei lá mais o quê nestas semanas, dias que antecederam ao exame. sou mesmo assim há pouco a fazer quanto a isso, ainda que eu saiba e meio mundo me tenha dito que "não será o fim do mundo" se não passar, o meu cérebro não quis assimilar essa informação. Mas felizmente é verdade, ainda que gostaria muito de virar esta página e passar para outro capítulo, não estou de todo na aflição, como algumas pessoas - muitas - de ter que passar, caso contrário mandam-me de volta para o meu país. Acontece aqui, sim!!
Ainda assim e porque gosto de terminar projetos e ser bem sucedida nos que me meto, sinto este gostinho amargo porque as coisas não me correram como eu queria....de todo, os nervos atraiçoara-me, o tempo foi pouco para tanto com tão poucos conhecimentos...enfim...um desastre...segundo as minhas previsões....Nem a minha veia otimista consegue ver outro cenário....Ainda que lá mesmo ao finalzinho do túnel haja uma réstia de esperança.
Dos 4 exames (escrever, falar, ler e ouvir) se passar a um já é bom, a dois será uma vitória!!
Então foi assim:
Ontem, 10h da matina, nervos à flor da pela (não sei porque tenho tanto medo de exames - de todo o tipo - acontece-me o mesmo quando vou ao médico  - que penso logo que tenho todas as doenças e mais alguma - mas também me acontece quando vou com o carro à inspeção, que é uma espécie de exame também - bem transpiro por todos os lados - passando à frente...lá estava eu sentada na cadeirinha com mais umas dezenas de pessoas nas mesmas circunstâncias que eu - todos com cara de desespero.
Exame de escrita:
Uma hora de exercícios no computador, outra de exercícios no papel...entre escrever cartas de reclamação, emails para um suposto curso na universidade, descrever como nos devemos sentar corretos numa cadeira, regras para os visitantes de uma prisão, sendo que um dos textos seria de 150 palavras.....e sei lá mais o quê. Duas horas...pensar, articular, escrever num holandês quase perfeito...bem 2h é para começar a fazer uma introdução numa língua que se conhece mal. Ainda assim só saltei um pequeno exércio que não percebi o que era pedido.
Enfim, tentei o meu melhor em estado de desespero total
O tempo para mim é um inimigo. Na escola era sempre a última a entregar o teste. Nunca gostei de fazer coisas à pressa e sim acho que a pressa é inimiga da perfeição!!
-------uma hora de almoço ------------ e o sofrimento tem hora marcada-----
13h30 lá está a menina sentada outra vez de auscultadores aos ouvidos a falar para um computador...nada social, mas pelo menos mais descontraído.
Cerca de 17 situações, onde as primeiras eram de resposta rápida (20 seg). Onde têm que se ouvir a situação, perceber, compôr a nossa resposta e falar sem mais demoras. Caso contrário o pip do computador corta-nos o piu e passa para a situação seguinte...há pois é, a mim aconteceu-me mais que uma vez.
Se 20 seg parecem pouco, as duas últimas situações são de resposta longa, 2 min. que parecem uma eternidade....na última situação deve ter falado 1 minuto porque esperei séculos pelo pip de fim de exame.
Fim do primeiro dia----------------------------------------
Hoje, levantei-me descontraída, sério...que eu já não sou assim tão nova e isto dos nervos dá-me cabo da saúde, ontem à noite doí-me tudo!!
As 10h lá estava eu - só um nadinha nervosa - desta feita ler cerca de 7 longos textos (uns meio científicos) e responder a 43 perguntas de escolha múltipla em ........100 minutos!!!! Tá claro!!!
Se me deixassem responder em meio dia até era capaz de me safar, mas em 100 minutos, as últimas foram tipo totoloto.
-----------uma hora de almoço---------está mesmo quase--------------------
Ouvir (segundo as estáticas é o mais difícil e onde os estudantes mais chumbam). Normalmente são tipo entrevistas. Responder a 40 perguntas de escolha múltipla, ouve-se um excerto e em 14 segundos temos que dar a nossa resposta e ler a pergunta seguinte e as opções para ser mais fácil o que ouvimos.
E pronto foi assim, a quem possa interessar, a quem se lembrar a passar por esta aventura...enfim a quem tiver paciência para ler este testamento/testemunho.
Para mim o grande obstáculo a par de não ter conhecimentos consolidados foi sem dúvida o tempo. O tempo é uma constante pressão e quanto mais depressa queremos fazer as coisas, mais duvidamos daquilo que já fizemos...E se no inicio dá a sensação que o tempo é mais que suficiente e queremos ter a certeza de que respondemos corretamente, às tantas o tempo voa e já só faltam meia dúzia de minutos para metade do exame....Enfim não sou uma boa gestora do tempo...infelizmente!!
Agora a minha opinião muito sincera acerca do exame!!!! Não é assim tão difícil, não é mesmo. Agora
aqui no conforto da minha casa, avaliando com a cabeça fria e tranquila, qualquer um dos 4 exames está muito acessível para o nível B2....não se pode dizer que é fácil, nem é isso que se pretende, mas é acessível sim senhor. Alguém que tem talento natural para línguas, que apanha as coisas à primeira, que se tenha dedicado somente a isto....consegue perfeitamente ser bem sucedido!! Não tenho dúvidas.
Onde eu errei (e me arrependo) ainda que o soubesse....
- Não ter aproveitado a oportunidade de viver com um holandês e falar com ele todos os dias,
- Ler mais jornais,
- Ver mais televisão,
- Estar mais atenta à língua.
Estes aspectos aliados com aulas e estudo q.b. teria sido a combinação perfeita. Não fui uma estudante passiva mas podia ter sido mais ativa!!!
A minha luta com o holandês continua, seja qual for o resultado no exame eu sei aquilo que não sei e também sei que preciso de saber mais para chegar onde quero.
Portanto o exame foi apenas um detalhe nesta batalha.....talvez daqui a uns 3 anos esteja apta para dizer que trato o holandês por "tu"!!

Nota 1 - Desculpem-me algum erro ou atrapalhação na escrita, é tarde e não me apetece ler isto tudo outra vez.
Nota 2 - Se daqui a 6 semanas não falar nada sobre o exame de holandês é porque não me apetece falar sobre assunto - se é que me faço entender.

Por agora assunto encerrado, boa noite que eu vou dormir muito descansadinha e mais aliviada com certeza.

Sem comentários:

Enviar um comentário