quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Dotes culinários

Bolo de maçã com nozes e passas.

 (receita lá mais para baixo)

É o segundo que faço em quatro dias. Os bolos cá em casa não se fazem velhos.
Antes da Lia nascer fazia praticamente todas as semanas um bolo, quase sempre diferente. Depois com toda a logistica que um bebé precisa foi preciso organizar me muito bem para poder voltar aos tachos, panelas e formas.
Eu gosto de cozinhar. Gosto de fazer sobremas, bolos. Gosto de inventar e inovar.
O Gerben acha que devia abrir um negócio de comida ou dar workshops de cozinha, a última com que saltou foi que eu devia participar num desses Master Chef. Não compreende que eu só gosto de cozinhar para a minha família e, às vezes, para amigos. E é só. Todo o resto não me interessa. Até porque os meus conhecimentos de cozinha e pastelaria são muito básicos e caseiros.
Desde pequenina que me lembro de gostar de programas de cozinha, assisti tantas vezes aos do Manuel Luis Goucha  e da Filipa Vacondeus. Quando cozinhava gostava de fazer como eles, arrumar a bancada de trabalho com os ingredientes todos separadinho em tacinhase e até fazia de conta que era a apresentadora.
Houve uma altura que tinha por hábito ir aos fins de semana fazer bolos para a casa da minha avó paterna. Lembro-me tão bem das tardes passadas com ela.
Também coleccionava livros de receitas e gostava de guardar a página das receitas das revistas. Até tinha um dossier com separadores e tudo: entradas, sopas, pratos, saladas, sobremesas. Muitas vezes me servi dele. Agora vou a internet.   
Na casa dos meus pais pouco ou nada cozinhava. Essa era e é uma tarefa exclusiva da minha mãe. Quando comecei a viver sozinha fui aprendendo aos poucos, arriscando devagarinho (não gosto de brincar com comida, então tento sempre jogar pelo seguro).

Hoje passei a manhã na cozinha entre tachos e panelas.
Tenho o homem, doent, em casae. Enquanto ele entretia a pequena eu inventava.
Com uma beringela, courgete, abóbora,alho francês e cenoura faz se a sopa da pequena, que ainda levou com umas lascas da pescada que cozi para o nosso almoço. Adoro cozinhar para ela e amo vê la comer. O Gerben acha fantástico que eu cozinhe todos os dias para ela, diz que o hábito cá é dar os potinhos de sopa à venda no supermercado. Cada um faz o que quer, eu gosto de comida "fresca" e quero que a minha filha também goste. Cozi lhe também uma pera e maça para o lanche.
O Yofi teve direito a arroz com frango. Este cão foi criado a "lentriscas" por isso ração não é com ele. Houve uma altura que lhe dava a comida húmida à venda nos supermercados, mas caí em mim e agora cozinho também para ele. Deem-lhe todos os dias arroz com frango ou frango com arroz que ele chama-le um figo.
Resumindo passei meio dia a cozinhar para delicia das gentes cá de casa.
Nós entretantos a menina - eu - foi para escola e recebe uma mensagem com esta foto.

 Aprovado por toda a minha gente.

Não sigo receitas à risca, faço sempre algo diferente, bem como nunca faço uma receita duas vezes da mesma maneira, pelo que desta vez o bolinho lá de cima levou os seguintes ingredientes:
- 3 maças (eram pequenas)
- 2 chávenas de açucar
- 2 chávenas de farinha
- 1 colher  (chá) de fermento para bolos
- 4 ovos
- 1/2 chávena de óleo
- 2 colheres (sopa) de iogurte natural (calhou, foi o que sobrou de ontem do lanche da Lia)
- nozes, canela e passas q.b.

A preparação acho que toda a gente sabe como se faz. Eu separo sempre as gemas das claras (que gosto de bater até ficarem bem firmes). 
Depois é só levar ao forno e saborear, com um chazinho ou cafézinho sabe que nem ginjas. 

P.S. Ainda me estou a habituar ao pc novo com o maravilhoso teclado à holandesa, por isso acentos, cedilhas, corretor automático é ainda um ai Jesus, como tal desculpem qualquer coisinha.

Sem comentários:

Enviar um comentário