quarta-feira, 11 de abril de 2012

Nação valente

Não é habitual mas hoje lembrei-me de ver o telejornal, no canal 1. É absolutamente deprimente. Todos sabemos que o telejornal pouco ou nada anuncia de bom, mas o que estou a ver é demasiado.
- São os subsídios de Natal e Férias que caem indeterminadamente,
- É mais uma taxa/imposto para os comerciantes dos bens alimentares,
- É a queda no consumo dos combustíveis (porque será?),
- É a história de um jovem adulto desempregado há quatro meses,
- São os brasileiros que abandonam o país em massa de regresso ao Brasil
......etc, etc, etc....
Até a um otimista nato isto não passa indiferente. Entristece-me e até a mim me "deprime". Se sobrevivermos a isto, sobrevivemos a tudo.
O que mais me "revolta" é que Portugal é lindo e tem imenso potencial para ser GRANDE mas insistimos em ter pena de nós.
Eu não sei o que está mal, infelizmente não tenho a formula mágica. Mas o que sei é que ainda assim é muito bom viver em Portugal, é mais bonito, mais alegre, mais colorido (tenho saudades do meu país).
Quero arrebitá-lo, quero que o povo volte a acreditar!
"Heróis do mar, nobre Povo,
Nação valente, imortal,
Levantai hoje de novo
O esplendor de Portugal!
O estrangeiro nem sempre é o mar de rosas que "ouvimos" falar ou com o que sonhamos. Aqui, por exemplo, as pessoas ganham quase 3 vezes vezes mais que em Portugal e o preço dos bens de primeira necessidade são equivalentes aos de Portugal é certo (a renda das casas é caríssima, um T1 pequeno em Amesterdão, dependendo da zona, raramente é menos de 1000€). 
Não me parece que aqui sejam mais felizes ou que tenham melhor qualidade de vida. Tudo o que é lazer e bem-estar paga-se e muito bem, desde uma simples ida ao cinema, sair à noite, comer fora, ir a um SPA...o que for. Para quem gosta de fazer este tipo de coisas tem que gerir muito bem o orçamento. Pagam-se taxas por tudo e nada. Para nós, portugueses (habituados a não pagar muita coisa, é verdade, acreditem) aqui é um exagero. 
A cidade é linda, cheia de vida e pessoas e parques e canais...é verdade, mas eu tenho saudades de ir beber um café à praia de Faro e perder-me no areal. 
Acho que tenho alma de viajante, mas não devo ter a de emigrante. Gosto de aqui estar, mas sinto falta de algo que ainda não descobri!
 Perdoe-me o desabafo, isto são as saudades que começam a apertar...mas está quase.  

2 comentários:

  1. Compreendo-te bem! Qd tive no outro lado do mundo, com perspectivas de lá ficar, a saudade e a mnha portugalidade subiram em flecha. Começamos a ver o nosso país, as nossas tradições, a nossa cultura de outra forma... mto mais positiva!! Qd me perguntavam cm era no meu pais, eu falava smp maravilhas lol
    Mas tu tás a um pulinho deste cantinho.. e é já daki a pouco ;)

    Beijinho*
    Esperança

    ResponderEliminar
  2. Antes de mais tenho muita pena que os comentários da tua página estejam a ser moderados e não publiques a opinião sincera dos teus leitores. Eh!Pah!Este post teu é um escândalo de absurdo, vê se mesmo que nunca passaste necessidades na vidinha, agora vives bem na Holanda, e não sabes putt da realidade que se está a passar em Portugal, o desemprego atinge 15%, fora aqueles que o iefp anula para não fazerem parte das estatísticas. Sabes qual é o ordenado mínimo em Portugal? achas que conseguíamos pagar as taxas todas que praticam na Holanda? Os preços do supermercado são iguais, pois ainda vão ser mais caros com as novas taxas. Tens saudades de Portugal, do Sol, da Família e dos amigos, aqui há assaltos todos os dias, há pessoas a irem buscar comida ao lixo, pessoas com o teu nível de vida que ficaram sem emprego. Agradece é todos os dias a Deus por estares bem, onde estás, e não lamentes por não estar aqui, agradece! Desculpa lá a sinceridade.

    ResponderEliminar