sexta-feira, 29 de junho de 2012

Encontro marcado com a língua holandesa

Há dois dias atrás tive um afspraak. Palavra muito utilizada por estas bandas e serve basicamente para designar um compromisso mais para o formal, mas também dá para o informal, tipo um café com um amigo. O afspraak foi na Gilde Amsterdam. E o que foi lá fazer foi pedir um taalcoach, que é como quem diz um voluntário/a holandês/a, que gratuitamente se disponibiliza para estar comigo uma vez por semana, cerca de hora e meia a praticar a língua. Falando de coisas do dia a dia, ouvindo e corrigindo o que eu digo.
Sim, porque isto cá em casa não vai. Por mais boa vontade que haja, começamos em holandês e num passo de mágica já estamos a falar inglês novamente. 
Estou ansiosa para conhecer o meu "conversador", espero que seja bonzinho/a e paciente.
Em relação ao afspraak correu muito bem, certo é que estive à conversa cerca de meia hora com a responsável que me ia fazendo perguntas e eu respondendo naturalmente como se já dominasse a língua.
No final ela deu-me os elogios do costume por falar tão bem holandês em apenas 8 meses (mentirosa) .

A propósito deste assunto vem outro que acho interessante. Muito gosta este povo de mandar cartas para tudo, devem ter comissão nos correios com certeza. Uma pessoa tem sempre que ligar para marcar qualquer coisa, mas no final acabam sempre a conversa com "vamos então mandar uma carta a confirmar o compromisso". Mandam cartas para tudo, só a palavra não chega. Digo isto porque ficou tudo confirmadinho ao telefone, hora, dia, local....certo. Mas não, não chega! Lá vai a boa da carta, não se vá uma pessoa esquecer. Para os mais distraídos até deve dar jeito.
Ahh, só de referir que quando marquei o afspraak ao telefone, também foi tudo em holandês, só mesmo para me armar em boa e dizer que já falo holandês também ao telefone. Pior, pior foi quando o senhor do outro lado da linha me diz que eu falava demasiado alto (caim, caim, caim).
Que falta de tato, de sensibilidade, está uma pessoa eufórica por estar a comunicar-se em holandês ao telefone e vêm de lá um holandês sem sal e corta-nos o entusiasmo. Enfim, e eu desta vez acho qeu nem estava a falar alto, estava era feliz da vida.
Finalizando...Agora estou à espera que me contactem para começar...depois dou notícias sobre este assunto.

Sem comentários:

Enviar um comentário