quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Paragem forçada

Ontem concretizei uma decisão que já há muito que andava a ser ponderada. Foi difícil porque quando inicio um projeto é para levá-lo até ao fim e desistir é uma palavra que eu não gosto. Esta decisão ainda que não tenha sido uma desistência feriu o meu orgulho.
Parei o curso de holandês!! Pois foi, teve que ser (ou pelo menos é aquilo em que quero acreditar).
Comecei o curso em Dezembro (mês e meio de cá estar) e termina em Dezembro com a obrigatoriedade de fazer o exame NT2 - B2.
Não me sinto minimamente preparada porque o nível é bastante elevado e não quero chegar ao exame e espalhar-me redondamente. Ainda que seja quase normal ter que se repetir o exame numa das partes, normal não será ter que o repetir no seu todo. Quero evitar isso e como tal esta foi a estratégia. Ganhar tempo, estudar mais, ouvir, ler, falar e praticar o mais possível  nestes meses de paragem.
Quando fiz a entrevista para entrar no curso, a orientadora aconselhou-me a escolher um nível mais baixo, tendo em conta que não sabia absolutamente nada e vivia cá havia muito pouco tempo. Mas eu sou teimosa e achei que um ano era suficiente para aprender uma língua completamente diferente da minha. Tonta, dei o passo maior que a parte, pois claro.
Claro que agora percebo o tamanho do erro que cometi. Porque o curso é bastante exigente desde início, porque é muito intensivo e porque um ano não dá para nada e passa depressa. E eu não sou propriamente uma inteligência nata em línguas e devia ter pensado nisso quando o meu optimismo me cegou.
De qualquer maneira já que me coloquei este desafio a mim mesma vou lutar por ele, com as armas que tenho. Esta pausa não é para arrumar o holandês numa prateleira é sim para estudar e perceber matérias que foram dadas no início e que são bases muito importantes para todo o resto (construção frásica....).
O curso é intensivo, nos primeiros meses tivemos 9h de aulas em sala, mas tínhamos que estudar 15h extras em casa. Ou seja fazer trabalho de casa, que eram sempre muito, preparar a aula a seguir....e eu sempre cumpri à risca. Mas mesmo assim não foi suficiente para mim.
Certo é que já há muito que não me sentia motivada para ir às aulas, mais parecia que ia comprovar que não sabia nada de nada. era uma tortura e assim é difícil aprender. Curiosamente, algumas das minhas colegas de curso (com mais tempo de Holanda que eu) também não se sentem preparadas e ficaram com a ideia na cabeça.
Esta paragem foi pensada para estudar por mim mesma, retomar o curso quando entender que já estou mais dentro da língua e fazer o exame com mais confiança e hipóteses de ser bem sucedida. Enfim....a ver vamos.

2 comentários:

  1. Oh eu acho que fizeste bem, se ainda não estavas com confiança, demoras mais tempo mas chegas lá o importante é não desistir :) *

    ResponderEliminar
  2. Acho que fazes bem, parece-me uma decisão sensata ;)

    Bjokas para vocês e bom fds!

    ResponderEliminar