quarta-feira, 10 de outubro de 2012

A minha taalcoach

Já aqui falei num post que tinha iniciado com uma taalcoach. E o que é isto?? Traduzido à letra será treinador de língua. Traduzido por mim mesma é uma pessoa (no meu caso uma mulher holandesa) voluntária que dispõe algumas horas da sua semana para falar em holandês comigo, que me corrige e de certa maneira me ensina.
Já algum tempo que tinha recorrido à Associação que arranja estes voluntários (que acho que fazem um trabalho excelente) e há cerca de um mês comecei com esta taalcoach. Confesso que o primeiro encontro foi bastante estranho. Fui ter com ela à sua casa, bebemos chá e falamos sobre as nossas vidas. Ela é desde o início muito simpática, prática e descontraída, mas eu não me senti completamente à vontade. Entretanto seguiram-se outros encontros e quanto mais nos vimos mais agradável é. Estou super satisfeita com esta senhora. Ela também trabalha na área social. Trabalha com emigrantes ilegais que querem voltar ao país de origem mas não têm recursos para isso. Então a organização onde ela trabalha ajuda-os nesse processo. Parece-me super interessante o que ela faz. Daí ela falar português q.b. pois trabalha muito com brasileiros. Claro que não usamos o português, nem como último recurso.
Na passada sexta-feira passamos a tarde juntas com uma "irmã" (freira) brasileira, que trabalha na instituição do Brasil que os recebe. Digamos que as duas instituições são parceiras.
Isto tudo para dizer que passamos uma tarde fantástica as três, a falar holandês e um nadinha de português.
Fomos visitar uma antiga igreja católica construída num sótão no centro de Amesterdão. Hoje em dia é o bonito museu "Ons´Lieve Here op Solder" que retrata a fé na religião católica de uma família abastada do século XVII. A igreja foi construída no sótão da casa aquando da ocupação dos protestantes na cidade. Nessa altura foi proibido a prática da religião católica um pouco por toda a Holanda.  Tanto que hoje em dia, a Holanda continua a ser um país com bastantes protestantes.
Continuando, os católicos não se conformaram e nessa altura, os Homens eram movidos por crenças e a fé na igreja era tanta que viver sem a pratica da religião não era uma opção era uma forma de estar na vida.
Segundo o que percebi na visita, o proprietário desta casa, um comerciante abastado e pai de seis filhos transformou os últimos três andares da casa em igreja. Obviamente que toda a casa foi transformada e toda a família teve que se acomodar do que restou da casa sem os últimos três pisos.
Toda a casa é hoje um museu, onde se pode ver onde dormiam, comiam e praticavam a religião. A forma como a igreja está construída é impressionante, bem como é impressionante a sua beleza e misticismo.
Mais do que a visita a uma casa que é igreja e museu, esta é sem dúvida uma visita a não perder, a uma casa que desperta histórias.
Curiosamente esta casa, que antigamente ficava situada na zona nobre de Amesterdão, hoje é o coração da Red Light district. 

(a casa vista de fora)

( a igreja - imagens retiradas da Internet)
Finalizando...recomendo vivamente a experiência de um taalcoach é uma excelente maneira de entrar na cultura holandesa, praticando a língua ao mesmo tempo. Isto tudo em troca de boa-disposição, disponibilidade e um chá.
Esta sexta já temos planos, que parecem também prometer. A ver vamos. Depois conto!!

1 comentário:

  1. Obrigada pela dica! Já foi para a lista das coisas para fazer durante o Inverno ;)

    Bjokas e bom Domingo!

    ResponderEliminar