sábado, 27 de outubro de 2012

A voluntária que mora em mim

Ontem à noite foi a uma reunião de voluntários aqui. Saí de lá com imensas ideias e como peixinho na água. Não há nada a fazer sou mesmo bicho da área social, preciso de fazer algo pelo outros como preciso de pão para a boca.
Em Portugal já há muitos anos que fazia voluntariado em diversas áreas e nos últimos anos dedicava-me mais ao Banco Alimentar contra a Fome e sobretudo às Associações de cães e gatos abandados. Em Portugal andava sempre a mil, mas tentava sempre ter umas horinhas do meu dia quando solicitavam a minha ajuda. A desculpa de não ter tempo, para mim, não é razoável e eu arranjava-o sempre.
Aqui já me andava a fazer falta essa parte da minha vida e ontem, finalmente, fiz por tornar isso uma realidade.
A reunião correu lindamente. Conheci imensas pessoas de outras nacionalidades, interessadas também em serem voluntárias. Eu adoro conhecer pessoas e partilhar experiências de vida. Tantas histórias, tantas vidas...e tanto que isso me dá.
Esta instituição está muito bem organizado, pelo que me pareceu. Trabalham com a comunidade holandesa mas também com estrangeiros, desde sem-abrigos, prostitutas, casos de solidão...enfim, um mundo.
No final ouvimos o testemunho de uma das pessoas que foi ajudada pela instituição. Uma miúda holandesa de 28 anos que quase nos pôs todos a chorar com a sua história de vida.
Definitivamente quero fazer qualquer coisa, já que não posso trabalhar na área como profissional, então pelo menos mato saudades como voluntária.
Quero, preciso, faz-me bem esta voluntária que há em mim. Muitas vezes a única coisa que precisamos fazer é dar um nadinha do nosso tempo e dois ouvidos.


Brevemente haverá novidades sobre este assunto, assim espero.


Sem comentários:

Enviar um comentário