quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Na terra dos moinhos de vento

No fim de semana fomos conhecer Zaanse Schans é uma pequena povoação a norte de Amesterdão, onde as casas são muito características feitas de madeiras e pintadas a verde. Esta também é conhecida pelos seus enúmeros moinhos de vento. Hoje é um ponto de turismo a não perder quando se visita a Holanda, contudo no seculo XVIII era uma zona industrial, onde cerca de 700 moinho estavam em pleno funcionamento e era um ícone de desenvolvimento na Holanda. Atualmente apenas 5 se encontra em funcionamento.
Certo é que quando se atravessa a ponte desta povoação de um lado pode ver-se o que era a indústria não poluente do seculo passado, os moinhos que compõe a paisagem e atualmente do outro lado da ponte vislumbra-se a atual indústria, fábricas e mais fábricas, mães de uma tal poluição. É o preço a pagar pelo desenvolvimento não sustentável.
De qualquer maneira, vale a pena a visita a esta pequena povoação tão holandesa. Bem como vale a visita ao museu que retrata a vida dura das gentes na altura onde as máquinas eram os braços humanos.
Ficam as imagens:






Diz-se que este foi o primeiro Albert Hinz, a ser verdade nasceu aqui o primeiro de uma enorme cadeia de supermercados na Holanda. Lá dentro é uma autêntica relíquia, onde se recuam seculos no tempo.

Sem comentários:

Enviar um comentário