sábado, 31 de agosto de 2013

Uitmarkt.nl

Por estes dias está a decorrer o uitmarkt em Amesterdão. Este evento é uma espécie de festival cultural para promover aquilo que a cidade pode oferecer em termos culturais. Muita música, teatro, dança, cinema, comédia. Os principais eventos são na Museumplein e Leidseplein. Eu passeio hoje por lá, o ambiente é super animado mas também tranquilo. Comida, bebida, concertos de vários estilos musicais, feiura do livro. Há imenso a acontecer.
Para nós o ponto alto foi quando ouvimos a Daisy Correia - a metade portuguesa, metade holandesa - como ela se apresentou, a apresentar o seu novo disco "Este meu fado". É sempre muito emocionante ouvir alguém cantar na nossa língua, algo que é tão nosso, numa sala cheio de holandeses rendidos ao nosso fado.
Ela não é a tipica fadista, nem pode ser, nem é assim que se apresenta. O seu fado é ligeiro, misturado às vezes com um pouquinho de jazz. Muito agradável de se ouvir. Gostei da forma como o interpreta, percebe-se que canta com alma, que o percebe e que o respeita. Vi nela um jeitinho da Mariza.E não me enganei
O ponto alto da noite foi quando explicou ao público (em holandês) que não conseguia explicar do que fala o fado, nem como se  sente o fado, mas que deixava ao critério de cada um senti-lo à sua maneira, pedindo ao público para fechar os olhos e em holandês cantou "chuva" de Mariza. Foi bem emocionante ver aquela gente toda de olhos fechados, a balançar ao ritmo da melodia.
Chuva é de longe uma das minhas músicas preferidas, então obviamente que as lágrimas não tardaram a aparecer, foi lindo.

Sem comentários:

Enviar um comentário