terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Pão de queijo

Uma das muitas coisas boas de se viver num país estrangeiro e numa cidade como Amesterdão, que é recheada de pessoas das mais diversas nacionalidades é a partilha da cultura, nomeadamente a gastronômica.
Na nossa casa já se comia muito à base da comida indonésia, tailandesa e Suriname, que são o forte do senhor meu marido. Aos meus petiscos portugueses vou juntando as coisinhas que tenho aprendido por cá com colegas. Da Grécia a moussaka, da Itália a polenta, do Brasil são muitas as que já aprendi mas hoje vou partilhar aqui o tão apetitoso pão de queijo, que eu babo e entra quase sempre nas minhas receitas com ou sem convidados cá em casa.
Hoje tive cá duas amigas a jantar e por isso foi dia de partilhar esta maravilha.
Fácil que até aborrece.
(esta imagem não é minha - mas podia ser pois os meus ficaram tal e qual, não chegaram foi a sair do tabuleiro porque enquanto cozinhava o resto convidadas e anfitriões acabaram com eles assim que saíram do forno)

500g de farinha de tapioca - é tipo um pó branco (eu compro em lojas do Suriname) 
1 copo de água
1 copo de leite (podem colocar-se dois de leite, em vez do de água)
1/2 copo de óleo
+/- 100g de queijo ralado (qualquer um, quanto mais forte for o queijo, mais o pão sabe ao mesmo)
1 ou 2 ovos

**************

Leva-se a água, o leite e o óleo ao lume para levantar fervura. Depois num recipiente onde já está o polvilho vai-se misturando aos poucos este liquido e mexe-se com uma colher de pau. quando a masse esfriar um pouco amassa-se com as mãos e junta-se o queijo e um ovo. Amassa-se muito bem, até o queijo e o ovo estarem bem envolvidos na massa. Se a massa estiver muito seca coloca-se o outro ovo. Mas só se estiver muito seca (tipo ainda com farinha solta) caso contrario não é necessário. O objectivo é que a massa fique bem soltinha e não pegajosa e se molde bem. O segredo é amassar bem.
Depois é só moldar pequenas bolas (não cresce muito) e colocar num tabuleiro para ir ao forno pré- aquecido a 220ºc por cerca de 30 minutos. 
A massa dá para várias vezes. O que sobra coloca-se no frigorifico e vai-se fazendo faseadamente. 
A-MO!

Sem comentários:

Enviar um comentário