domingo, 7 de outubro de 2012

"I am not a tourist"

Se há coisa que eu posso tirar o chapéu a estes holandeses  e particularmente aos de Amesterdão (e posso tirar o chapéu em muitas coisas, com certeza) é a forma como eles recebem, aceitam e acolhem os emigrantes nesta cidade. Há um imenso leque de infra-estruturas, associações, organizações, exposições, feiras, mercados e sei lá mais o quê a acontecerem frequentemente no sentido de integrar os que são de fora. Desde que cá estou já aconteceram algumas, há cerca de um mês fui a uma espécie de feira virada sobretudo para a aprendizagem do holandês. Onde havia várias escolas, livrarias e muitos outros stands relacionados com este mas também outros assuntos.
Hoje aconteceu a Expat Fair 2012 sob o tema "I am not a tourist". O programa realizou-se entre as 10h e as 17h e eu estive lá. A oferta era variadíssima ia desde como abrir uma conta bancária na Holanda até comprar cá uma casa . Para ficarem com uma ideia:
- Direito do trabalho e impostos;
- Tributação,
- Habitação,
- Orientação para a procura de trabalho,
- Aprender o holandês,
- Saúde na Holanda,
- Comprar uma casa na Holanda,
- Casamento na Holanda,
- Cultura holandesa,
- Abrir a própria empresa na Holanda,
- Crise financeira global. Como ser bem sucedido na Holanda,
- Educação e formação dos filhos na Holanda.
Workshops:
- A experiência de chocolate,
- Zumba,
- Degustação de queijos e coktails.
...e muito mais

Entre stands, apresentações, workshops e animação não houve tempo para tudo. A oferta foi definitivamente muito rica.
Eu acho que estas iniciativas são de aproveitar para pessoas que tal como eu querem passinho a passinho integrar-se o mais possível aqui.
De realçar que tudo isto aconteceu em plena Dam, no edíficio Beurs van Berlage, considerado um importantíssimo monumento arquitetônico. Foi construído com o principal objectivo de servir o comércio, albergando posteriormente durante muitos anos a bolsa de valores.


(imagens retiradas da internet)

1 comentário:

  1. Mto bem!
    Os nossos políticos e alguns cidadãos portugueses que reclamam a falta de inserção de alguns emigrantes deviam pôr os olhos nestas iniciativas! Há coisas que valem a pena serem copiadas ;)

    Bjos
    Esperança

    ResponderEliminar