quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Mistela de legumes a la Salsinha

Muita gente me pergunta como faço as minhas sopas. Também há quem diga que não as sabe fazer. Sobretudo os holandeses que cá vêm a casa comer . Ora, sendo eles fãs das comidas rápidas e pré preparadas é ver as prateleiras dos supermercados com as mais variadas sopas, sendo a de tomate e a erwtensoep as rainhas. Eu não sou fã da de tomate, mas adoro a erwtensoep, no inverno sabe mesmo bem porque é bem consistente. O Gerben fá-la como ninguém. 

Eu adoro sopa, no inverno faço grandes paneladas que vão dando para a semana. Servindo como entrada à refeição principal, ou sendo a própria refeição principal juntamente com petiscos. 

É daquelas coisas que toda a gente deveria saber fazer. Não há segredo. É cortar legumes e pó-los ao lume com água. Quantidades, é a olho. 
Muitas vezes faço sopa para aproveitar os restos dos legumes que sobraram de outras refeições  e que andam a chatear no frigorifico. Jogar comida fora, só se estiver estragada.
Só para vos dar uma ideia, acabei mesmo agora de fazer uma. 
- 4 cogumelos que andavam perdidos no frigorifico
- 2 cenouras já meio murchas 
-1 courgette, que faz parte dos ingredientes obrigatórios cá de casa,
- 1/2 cebola que sobrou da salada de ontem à noite
- ¼ de abóbora, sobras do puré da Lia
- 1 batata só porque sim
- uma pitada de sal
- um caldo de legumes
Vai ao lume com água a tapar quase todos os legumes. Eu deito água já fervendo e prefiro não deitar muita porque não gosto das sopas muito líquidas.
Depois de tudo cozidinho é passar com a varinha mágica, se estiver muito grossa pode juntar-se um nadinha de água e acrescentar um fio de azeite. 

Et voilá sopa a la Salsinha.
 
Nota: Às vezes junto um nadinha de cominhos porque dá um sabor diferente e exótico às sopas. Quem diz cominhos, diz outra especiaria que goste. A mim dá-me para os cominhos.

Sem comentários:

Enviar um comentário