terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Fomos a Berlim

Ainda não conhecíamos e aproveitamos estes dias de mini férias para irmos os quatro a mais esta capital europeia. São pouco mais de 600km e faz-se muito bem de carro. 
Toda a gente que a conhece tece comentários muito positivos e realmente é tudo verdade. É uma cidade que vale muito a pena a visita. Nós queremos voltar, até porque foi pouco tempo e estava um frio de gelar os ossinhos. Depois das 16h era impossível andar na rua com um bebé, tal era o frio. Nevou e tudo, o que tornou o cenário ainda mais bonito e gélido. 
Para mim o nazismo, a perseguição aos judeus é o acontecimento mais vergonhoso e triste da história da humanidade e são muitos os vestígios nesta cidade. Há inclusive o memorial às vítimas do Holocausto. Eu não faço questão de explorar este assunto, nem fazer grandes visitas e cultos a espaços que mostram as perseguições que estas pessoas sofreram.
Porquê? Porque me magoa, porque me envergonha, porque me faz doer cá dentro de tal maneira que prefiro “ignorar”.
Outro assunto e no qual, felizmente, já me venho habituando nestes países nórdicos é a livre circulação do Yofi por todo o lado. Em Berlim não foi excepção. Ficámos num hotel muito bom, extremamente bem situado, praticamente no centro, onde o Yofi foi muito bem-vindo.
Ele andou sempre connosco e nunca tivemos problemas, restaurantes, metro, autocarro….Não entramos em museus, possivelmente não seria permitido. Fico sempre impressionada com a facilidade que é andar com ele para todo o lado, sem nos preocuparmos se é permitido ou não.
Ainda hoje me enviaram uma noticia sobre o facto de algumas pousadas de Portugal passarem a admitir cães de porte pequeno/médio a partir de 2015, como se fosse uma grande coisa e até mesmo como se Portugal fosse um país pioneiro. A pessoa que escreveu a noticia chega mesmo a dizer qualquer coisa como que isto prova a hospitalidade dos portugueses….e eu apetece-me mandar a hospitalidade dos portugueses nesta matéria para o caralh…..e não vale a pena estender-me mais neste assunto porque, pelo menos, quem gosta de cães perceberá as minhas razões.
Ahhh, só para terminar, até parques de campismo é praticamente impossível encontrar um em Portugal onde eles sejam admitidos….Enfim, é por estas e outras que amo o meu país...e me vou deixando ficar por cá mais uns aninhos. 
E porque já me desviei o suficiente do assunto original do post, aqui ficam algumas fotos.  









1 comentário:

  1. A última foto podia nem ser em Berlim, podia ser em qq lado, mas está uma fofura :-)

    ResponderEliminar