quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

"Porque viajar não é coisa de ricos"

"Aquela saída noturna com os amigos de sempre, com farta jantarada e copos noite fora, equivale a vários dias de viagem na Tailândia. Aquele cinema adiado dá para muitos almoços nas ruas do Vietname. Aquela peça de roupa que há muito se namora converte-se em múltiplas viagens de autocarro ou comboio. Já para não falar dos sapatos, botas, sapatilhas ou carteira, do ato de deixar o carro em casa e caminhar, andar de bicicleta ou de transportes públicos, de cozinhar em vez de almoçar fora, de evitar comprar revistas e jornais diariamente, de diminuir o número de cafés por dia ou até parar de fumar. Sim, um mês sem cigarros é uma semana em muitos países do mundo. E arranjar um part-time extra se preciso for. Numa palavra, poupar para viajar."
" Mais que dinheiro, é preciso vontade para tomar as decisões que permitam partir. Optar. Porque viajar não é coisa de ricos – e disso tenho eu a certeza." (Filipe Morato Gomes)

E és isto que eu devia responder aos meus amigos que me perguntam como é que eu posso viajar tanto (e nem viajo tanto como gostaria) ou àqueles que ainda estão para me visitar (com a desculpa do dinheiro) desde que me mudei para a Holanda há já 3 anos.
Opções,
Prioridades,
Há quem tenha prioridade num par de sapatos novos e há quem tenha prioridade em viajar, nem que sejam 3 dias para conhecer mais uma capital europeia em voo low cost. É tudo válido! Não é válido é pensar que viajar é para ricos, com certeza.
Tenho 36 anos e se não fiz mal as contas já fui a 22 paises. Nada mal para quem não começou assim tão cedo. Claro que a maior parte dos mesmo são na Europa.
Nunca viajei (seriamente) sozinha e é algo que gostaria de fazer, agora mais complicado (com a filha pequenina).
 A viagem mais "louca" e marcante que fiz até hoje foi com uma amiga ao Perú. Com apenas um bilhete de ida, outro de volta e cada uma com a sua mochila. Sem reservas, nem grandes planos, o grande objectivo era Machu Picchu. Foram 15 dias inesquecíveis.

"É verdade que quando estou em viagem tenho saudades da família, do meu “cantinho”, do conforto de casa e de não me confrontar com desafios a toda o momento. Mas quando estou em casa só penso em viagens – na próxima, na outra a seguir, nas do próximo ano...Viajo para ser feliz" (Filipe Morato Gomes).
É exactamente assim que me sinto, a pensar nas próximas."
Descobri este blog e estou fascinada, não me canso de explorá-lo (é 1h da manhã e tenho que ir dormis, senão o homem põe-me as malas à porta).

 Machu Picchu, Maio de 2010

2 comentários:

  1. Adorei e obrigada pela partilha do blog de viagens :) vou ver pois estamos a poupar para ir ao Mexico :D
    http://loveadventurehappiness.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Se o teu homem te puser as malas à porta podes vir bater à nossa porta que tens espaço pelo menos por uns dias :-D

    Como diz o Filipe, existem viagens que se podem fazer por quase nada e são espectaculares. No entanto eu sei que não é para toda a gente. Nem todas as pessoas querem passar férias de exploração e descoberta. E isso não é quer dizer que são menos que os outros.
    Todas as minhas viagens eram quase sempre de exploração e descoberta, mesmo que pior organizadas que as do Filipe, mas agora por exemplo acho piada a fazer-se uma viagem apenas para relaxar.
    Há espaço para tudo, inclusive e se houver dinheiro, viagens caras, que tb oferecem experiências inovadoras...

    ResponderEliminar