quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Uma meta...


Ontem fiz-me à estrada, que é como quem diz comecei um plano de treino muito, muito flexível.
Quer dizer já o havia começado há uma semana atrás com meia hora de natação. 

Cinco meses depois de ter sido mãe sinto necessidade de voltar à forma física, não só por uma questão estética, mas sobretudo porque o desporto a mim faz-me muito bem a cabecinha. Ter um objectivo, uma meta a atingir e muita força de vontade são ingredientes indispensáveis.
Faltam-me perder ainda 3kg que ganhei na gravidez mas perder peso nem é o grande objectivo, o que quero é ganhar resistência (que está fraca, fraca) perder massa gorda e sobretudo tonificar, que isto anda tudo para aqui a dar a dar.
A idade não perdoa, a gravidez também não me perdoou e com ela fiquei ainda com mais barriguita, flacidez e celulite!!!
Como para mim fechar a boca é muito difícil. Ainda que acho que tenho uma alimentação bastante variada e saudável. Sou daquelas que gosta de pescada cozida com brócolos. Gosto mesmo! Mas também gosto dum bom bacalhau com natas ou cozido à portuguesa (já marchava). Nunca fui grande fã de doces, mas até isso ganhei com a gravidez, todas as noites depois do jantar dá-me a fúria do açúcar. Como não consigo evitar acabo por comer um pedacinho, quando não um pedação de chocolate negro. E que bem que me sabe!
Também sei que não devia comer hidratos de carbono ao jantar (massa, arroz, pão) mas quem me tira o prazer de comer, tira-me tudo, então venham de lá os hidratos de carbono. Pelo menos temos mais ou menos implatando o horário de jantar à holandesa, por volta das 19h/19h30 (eu disse mais ou menos). É que antes era bem à portuguesa, por volta das 21h. 

Continuando nos treinos, tal como disse, o plano é bastante flexível, o que significa que fico contente se, pelo menos, um dia por semana fizer qualquer coisa, se fizer dois dias super contente e três é a loucura total.
Correr não é de todo o que mais me agrada, mas é “fácil”, rápido e barato. Como tal pedi algumas dicas a amigos meus (quase todos da época do BTT) e instalei o Runkeeper no telemóvel.
O Runkeeper é uma das muitas apps que existem para ajudar a praticar desporto. Esta funciona quase como uma rede social, onde podemos adicionar amigos e motivar-nos uns aos outros. Para além disso dá-nos imenso informação desde a distância percorrida (incluindo o mapa), calorias, ritmo, etc.
A monitora/voz da app vai-nos colocando a par do nosso ritmo, o que dá extra motivação.
Como correr por si só não me vai ajudar a ficar rija e aproveitando os dias/noites de chuva em que não me apetece correr vou dar umas braçadas na piscina, que fica mesmo aqui ao lado de casa, ou fico por casa a fazer alguns exercícios como alongamentos, abdominais e por aí fora.
Há imensos vídeos no youtube deste tipo de exercícios, até dá para fazer com a bebé.
Para já estou super motivada até porque tenho uma meta a atingir. No dia 21 de Setembro quero correr a Dam tot Dam. São cerca de 16km entre Amsterdam e Zandaam.
Então só me resta mesmo treinar, correr, caminhar, nadar, “biciclar”, exercitar, seja o que for. Rabinho no sofá o menos possível. E vou conseguir!
Comecei na semana passada, na quarta-feira, com 30 minutos de natação, basicamente bruços porque faço uma piscina (25m) de crawl e fico arrumada. Pensar eu que já nadei 42 piscinas em 20 minutos sem parar (alternando crawl e bruços)! Foi noutra vida!!!
Sair de casa é o que mais custa é porque está vento ou chuva ou de noite ou frio, todas as desculpas são boas para ficar com o rabo no sofá. Mas o meu homem deu-me literalmente com um pé na bunda e disse vai-te embora. E eu fui. E que bem que me soube, piscina, banho turco e vim de lá outra e com muita vontade de continuar.
Entretanto esta semana, na terça comecei com uma caminhada de 40 minutos, foram quase 3km e ontem alternei corrida e caminhada, quase 4km em 35 minutos.
Já agora abro um parêntesis aqui. Cheguei a casa com aquele espírito motivado e cheio de energia que só o desporto nos dá e o meu homem pergunta-me como foi. Eu digo que foi duro, custou, mas soube muito bem e que está um tempo fantástico. E ele, oi? Um tempo fantástico??? Pronto, estás a ficar holandesa!!! Hihihi, o que eu quis dizer é que não estava a chover, nem fazia vento e nem estava assim tanto frio. É um tempo fantástico, aqui!!!
Os exercícios em casa ainda não comecei, talvez comece hoje porque vou ficar por casa. Amanhã conto ir nadar.

Já agora se alguém estiver interessado deixo as dicas do meu amigo pró: 
Conselhos para a corrida: Se estás a começar a correr então começa devagarinho. Pequenas distâncias e dias alternados. Se sentires as pernas doídas por falta de hábito é preferível dares descanso e voltar a correre quando te sentires melhor. Se tiveres um relógio para medir a tua frequência cardíaca é uma boa ajuda para teres maior controlo dos teus treinos e medires a tua evolução. Por exemplo um dia podes fazer 3km em 20 min e noutro dia fazeres em 18 minutos não quer dizer que evoluíste. Podes é ter esforçado mais e tb teres uma pulsação média mais elevada. Agora se fizeres o mesmo percurso no mesmo tempo e depois veres que a tua pulsação média baixou é pq houve evolução. Então já podes fazer mais kms ou correr a um passo mais acelerado….
Outro conselho: Começar a correr os primeiros minutos devagarinho ou fazer um pré aquecimento antes de começares a contar o tempo de corrida e acabar o treino com alongamentos.

Mais um conselho (hehehe): Não é só correr. Convém tb trabalhares o resto do corpo. Quando corres usas toda a inércia do corpo: pernas, tronco e braços. Portanto deves fazer pelo menos 2 vezes por semana ginásio ou treinares em casa exercícios como flexões, jumping jack, burpees, lunge, agachamentos, abdomimais, etc,,, para ficares mais forte para a corrida e mais tonificada. Se procurares na net (youtube) encontras isso tudo.
Procura videos de High-intensity interval training (HIIT). Podes fazer treinos completos e intensos em poucos minutos ideal para complementar com a corrida e para quem tem pouco tempo.

Alimentação!!!: Se tás a começar nunca vás correr em jejum. Bebe sempre água antes e come qq coisa leve: fruta ou barra energética ou de cereais. Quando acabas o treino convém comeres algo com elevado teor de proteína para alimentares os músculos e facilitar a recuperação.

E se conseguires ...tem umas boas noites de sono.

O importante é começares. Visto estares num país que tem condições não deixes de andar de bicicleta. É um ótimo complemento para a corrida.

Uma vez por semana de natação tb era bom!... Eu tenho de pensar nisso. hehe 

Plano de treino que ele me elaborou:

Para começar podias fazer 3 dias de corrida por semana em dias alternados a um ritmo que te sintas bem (30 a 40 minutos) e 1xnatação e 1xbicicleta. No fim dos treinos de corrida faz alongamentos e quando chegares a casa 5 a 10 minutos de abdominais. Se procurares na net poderás encontrar imagens e vídeos com exemplos. Em todos os exercícios os primeiros 10 minutos são sempre em ritmo lento para dar tempo ao corpo aquecer. Por agora acho que este plano está bom para ti para 4 semanas. Depois logo me contas novidades.
Escusado será dizer que é um plano exigente e para já não o vou cumprir e aqui é mesmo a desculpa do tempo, é que me iria preencher 5 dias por semana e não quero roubar o tempo em que posso estar realmente em família. Para além disso para a semana vou ter duas noites preenchidas com aulas de holandês, já me dou por contente se conseguir fazer natação e corrida um dia por semana e sempre que o tempo ajudar (que não é o caso de hoje, não pára de chover) pego na moça e no cão e vou caminhar em modo acelerado.
É um começo. Palavra de ordem: Mexer o rabo!!!

11 comentários:

  1. Olá Ana! Antes demais boa sorte para as corridas.
    Há mto sigo o teu blog mas nunca comentei.
    Não querendo parecer estar a pedir "conselhos sobre imigração", gostaria de te pedir umas opiniões/sugestões.
    Estou a pensar em ir para a Holanda "á aventura" em breve
    Não estou totalmente desamparada, pois tenho aí alguma família,embora distante.
    Gostaria de te pedir a tua opinião em relação a uma coisa: Tendo em conta a tua experiência foi muito dificil conseguir trabalho? Sendo que não falo a lingua, apesar de ter feito o nivel A1 de Holandes.
    Tenho alguma experiencia de trabalho em administrativa, licenciatura em sociologia incompleta- Temo que não me sirva de muito..... falo Inglês fluente.
    Não me importo de começar do 0, se tiver de fazer outro tipo de trabalhos, ex fábricas, por algum tempo. O meu receio é nada conseguir.
    última pergunta: Achas que Utrecht é um bom sitio para viver como estrangeiro?
    Obrigada e mtas felicidades!
    Ana Cristina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana (temos o mesmo nome)
      Antes demais obrigada comentário e por seguir a Salsinha.
      Em relação à sua questão vou responder-lhe como gostaria que me respondessem a mim, mas será sempre a minha opinião, baseada na minha experiência pessoal.
      Em relação ao arranjar trabalho, no meu caso eu achei dificil (levei cerca de 3 meses) (mas quando para ca vim eu não me sentia confiante com o inglês e não sabia uma palavra de holandês). Portanto falando bom inglês já é meio caminho andando. Se falar um pouquinho de espanhol melhor ainda (foi o que me safou a mim).
      Para não estar aqui com grandes teorias vou ser mais objetiva, conseguirá trabalho, quase de certeza se:
      - for uma pessoa dinâmica, ativa, bem disposta
      - se não for muito seletiva (hoteis, restaurantes, fabricas...)
      - Se falar bem o inglês (como disse que fala) e o espalhor mais hipoteses.
      - Se quando ca chegar se inscrever num curso de holandês, só tem vantagens.
      Apesar de a Holanda já não ser o que era (é o que dizem) há trabalho, não há é muito emprego (se é que me entende)
      Eu também sou da área social (ja fiz voluntariado cá, em holandês) e neste momento, depois de 3 anos de cá estar começo a sentir-me preparada (não totalmente) para averiguar possibilidades nessa área. O meu holandês ainda é muito básico e a sociedade aqui muito exigente.
      Em relação a Utrecht (eu não conheço bem) a cidade é bonita e agradável. Segundo o meu marido (que é holandês e já la viveu) é a 4ª maior cidade da Holanda e boazinha para um estrangeiro viver...mas parece-me a mim que já está reduzindo as hipoteses de trabalho indo para lá. É uma cidade mais pequena, com menos turismo (é onde me parece que poderia arranjar trabalho com mais facilidade). Mas atenção Utrech e Amesterdão estão a 30m de distância de comboio (eu conheço pessoas que vivem numa e trabalham noutra), portanto até aqui nada de mal. ahhhh a maior parte das empresas aqui paga o custo da deslocação para o trabalho.
      .....................continua...............

      Eliminar
  2. Outros aspectos importantes:
    - As rendas aqui (amsterdam) são caras, normalmente por um quarto paga-se 500€ e não é muito fácil arranjar. Há sempre muita procura, mas arranja-se.
    - É necessário ter uma morada de registo para se poder inscrever no país e estar "legal" (é obrigatorio). Nem todos os senhorios deixam registar.
    - Seguro de saude é obrigatorio, mesmo que não trabalhes (mas podes cá ficar salvo erro 3 meses como turista, tendo aquele cartão de saude passado pela seg. social em portugal)
    - o custo de vida aqui é caro, um café são cerca de 2,50€, ir ao restaurante é quase um luxo.
    - O salário "minimo"deve andar na ordem dos 1500€ liquidos (se se for uma pessoa orientada dá para tudo e até gozar um pouco). Na minha muito sincera opinião viver aqui com este ordenado é o mesmo que viver em Portugal com 800€ (digo eu, isto depois também depende de muitas outras coisas)
    ...deve haver mais coisas que agora não me lembro.
    Opinião pessoal (mais sentimentalista):
    - Não sei qual é o teu apego a Portugal (nem tu propria deves saber se nunca moraste fora) mas as saudades às vezes batem forte e feio. eu já ca estou há 3 anos e só agora é que posso dizer que já gosto de aqui estar e agora para já não volto para Portugal.
    - o sol, meu Deus, que falta nos faz. Não sei de onde és mas isso também conta. A mim parece-me que os do norte de Portugal não sofrem tanto como eu com o mau tempo. Eu sou algarvia e aqui não há sol ponto final. quer dizer há, alguns dias ao ano!!!!
    Last but not the least Ana se estás em portugal sem trabalho e sem saber o que fazer á tua vida, ou se estás num trabalho que não te dá gozo nenhum e podes arriscar. Arrisca!!!!
    Emigrar foi das melhores experiências da minha vida. Nunca me arrependi, nem nos piores momentos. A aprendizagem e as vivências que se ganham ao sair da nossa zona de conforto por si só já é uma escola.
    Conhece-se uma realidade diferente, aprendemos imenso,nomeadamente a valorizar Portugal, conhecemos outras pessoas, outra cultura, aperfeiçoa-se ou aprende-se outra lingua.
    E Portugal vai lá estar sempre, será sempre o porto seguro.
    Se não tens nada a perder (ou que não seja uma grande perda) arrisca.
    "A sorte protege os audazes". Boa sorte e boas escolhas.
    ;)
    Ana

    (aqui está um blogue onde pode ver muitos detalhes e informações uteis sobre a vida cá. Esta rapariga viveu cá uns anos, mas entretanto ja voltou para Portugal)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite e bem vinda ao mundo dos treinos... Também ando na luta contra o sofá ;)
      Quanto ao ordenado mínimo se não me engano são 1300 brutos...
      Continuação de bons treinos e posts...

      Eliminar
  3. Obrigada Vera. Aqui é uma luta ainda maior e a força de vontade tem que ser mais que muita. Hoje foi mesmo o sofá que ganhou :(
    Ana fica a correção do ordenado. eu tinha 1300 na cabeça, mas depois hesitei para os 1500 (pensei que ja estava desatualizada). De qualquer das maneiras isso depende muito da empresa onde se trabalha.

    ResponderEliminar
  4. Fico deprimido a ler sobre exercício fsico. É das coisas que me deixa "consciente" de uma das minhas (muitas e grandes) falhas.

    O salário mínimo para 40 horas semanais (o típico full-time) para 2015 é €1501,80 bruto para quem tem mais de 23 anos:
    http://www.expatax.nl/kb/article/what-is-the-minimum-wage-in-the-netherlands-in-2015-498.html

    Acontece que muita gente não arranja trabalha a tempo inteiro, mas o salário minmo tem de ser reduzido em proporção, ou seja, quem trabalhar 24 horas (3 dias a 6 horas) deve receber no mínimo: €901,08

    E AnaG, pelo menos aqui no comentário não puseste o blog, que eu acredito ser o da Sofia, nomeadamente estas 2 secções:
    Trabalhar na Holanda: http://andorinhaquevoa.blogspot.nl/p/trabalhar-na-holanda-trabalhar-em.html
    O step-by-step do emigrante: http://andorinhaquevoa.blogspot.nl/p/como-me-mudar-pra-holanda-o-step-by.html

    ResponderEliminar
  5. Obrigada pela resposta!
    Compreendo o que dizes e de facto claro que sei que não será fácil.
    Mas aqui n tenho trabalho, os salários são uma vergonha no geral e o futuro avisinha-se sombrio. Tenho 26 anos e não vejo a "luz" ao fundo do túnel neste País à beira mar plantado. (terei saudades do mar e do sol)
    Acho q como dizes, se for positiva e determinada, conseguirei decerto um trabalho, e quando isso acontecer, tenho de me lembrar a mim mesma que não farei o mesmo a vida toda. (Não que ache que trabalhar numa fábrica ou nas limpezas não seja sério ou dignificante, mas claro que tenho alguns estudos e ambição desejo melhor para mim).
    A Holanda não será perfeira concerteza, mas se me sentir útil e ganhar o suficiente para me sustentar já fico feliz. O resto a seu tmepo virá....
    Tenho ideia que aí valorizam mais o trabalhador.
    Grata pela tua atenção só te faço mais uma pergunta: que conselhos me dás para conseguir conhecer pessoas e socializar? Será tb importante para não me ir abaixo penso eu....
    Obrigado Ana!

    ResponderEliminar
  6. Ahhh tens toda a razão Bruno, mencionei e esqueci-me do link, obrigada. e sim estava a referir-me ao da sofia.
    Ana no comentário do Bruno tens os links que te podem dar uma ajuda com aspetos importantes de cá.
    Em relação ao teu ultimo comentário Ana, então foi como te disse, se não tens nada a perder e és tão nova, vem, alguma coisa has-de arranjar. A experiência é maravilhosa, vais crescer muito, vais amadurecer. Mas olha, não te iludas, quanto ao valorixarem mais aqui o trabalho, issó é relativo, é como em Portugal. Aliás, os holandeses não passam a mão no pêlo de ninguém. São diretos e objetivos. Não quer dizer que seja melhor ou pior é diferente e para nós há sempre aspetos que podem "chocar", estamos num país diferente e como tal habitos, cultura tb o é.
    Parece-me que estar no país estrangeiro, que aos olhos de muita gente em Portugal funciona muito bem, ensina-te a valorizar-se mais Portugal, porque nem tudo em mau, nem tudo é bom...em ambos!!!!
    Pensar que aqui não há burocracia, filas de espera, cidades sujas e sei lá mais o quê é uma grande utopia....Enfim, vais saber por ti mesma e cada opinião é unica.
    Em relação à tua pergunta parece-me que um bom inicio é juntareste aos grupos de portugues existentes no face, nomeadamente portugueses em amesterdão e portugueses na Holanda. De vez em quando organizamos encontros e isso leva-te a conhecer cada vez mais gente, depoisa a uma escala mais global, fazer voluntariado, começares um curso de holandês (a Gemeente, que é como o municipio, dá cursos gratuitos) e depois claro no trabalho...isso tudo vai permitir-te conheceres pessoas. Depois também depende de ti claro, do que gostas de fazer. No inicio é normal que te sintas um pouco perdida e até "solitária", mas se ja ca tens familia isso é muito bom.
    Algumas dicas,
    - Não te mudes no inverno (entre Outubro a Abril) chegar aqui, não conhecer ninguem, numa altura que é de noite as 4h da tarde, a oferta de trabalho diminui, faz muito frio, não há sol...não te vai ajudar. Falo pela minha experiência.
    - A mim também me tem ajudado tomar vitamina D para combater a falta de sol.
    .....
    Não tenhas problemas, pergunta o que quiseres, estás à vontade e quando cá chegares se quiseres também nos podemos encontrar.

    ResponderEliminar
  7. Obrigada Ana, pelos conselhos e disponibilidade. Concerteza nos vamos então encontrar. Pois, também tinha pensado não ir antes do Verão, para o "choque" não ser tão grande. hehe
    Diz-me só uma coisa; Para começar a procurar trabalho, como fizeste?
    Foste registrar-te nas agências de trabalho temporário ou mandaste cvs online? Ou em mão? Não sei qual será a maneira melhor.
    Obrigada e boa sorte com a escola.
    Ana Cristina

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  9. Olá Ana,


    Em relação aos cvs eu fiz de todas as maneiras que mencionaste. Inscrevi-me em muitos sites de candidaturas online (http://www.recruitingroundtable.nl/2013/01/23/top-100-grootste-vacaturesites-van-nederland-eind-2012/)
    E se encontrares algo que gostes muito, muito podes entregar em mão para ter a certeza que recebem. Mas hoje é dia não é muito usual.
    Tudo vale na procura de trabalho.
    Boa sorte.
    A partir de Março/Abril começa a ser uma excelente altura para procurares trabalho, porque o turismo contrata imensa gente.
    Nesta companhia trabalham alguns amigos meus:
    http://www.tours-tickets.com/nl_NL/nl
    Ela está espalhada por toda a cidade. o que fazem é vender tours e bilhetes para as principais atrações.
    Fazem contrato de 0 horas (o que significa que numa semana podes trabalhar 5 dias e noutra 1 dia). Não pagam muito maa e precisam sempre de muita gente. É uma ideia.
    Boa sorte.

    ResponderEliminar