sexta-feira, 6 de março de 2015

As outras pessoas

Percebemos que já estamos há demasiado tempo num sítio (neste caso em Amesterdão) quando encontramos pessoas conhecidas por onde quer que andamos. Esta semana então foi demais.
Há uma semana atrás reencontrei uma ex colega do curso de holandês, uma Nova Iorquina que conheci logo que me mudei para cá. Pensava até que ela já cá não estava.
Esta semana, resolvi, pela primeira vez, usar os transportes públicos para regressar do curso para casa, às 22h. Tenho ido sempre de bike, mas esta semana porque o tempo não estava muito convidativo e eu estava preguiçosa resolvi entregar o corpo a enércia. E não é que no regresso a casa, já tarde, portanto, encontrei na paragem do tram e também no tram outras pessoas conhecidas.
E eu até acho que não conheço assim tanta gente, mas sabe-me bem isto. Sabe-me a normalidade. Em Faro, que é uma cidade minúscula, conhecia metade da população, em grande parte devido ao meus/s trabalho/s.
Lembro-me até de a minha irmã, que se mudou para Faro, uns bons anos antes de mim andar comigo na rua e me perguntar como é que eu fazia para conhecer toda a gente.
Eu não sei!? Acho que conheço pessoas como as outras pessoas mas a diferença é que eu gosto de manter contatos, gosto de dizer olá quando vejo pessoas que até só vi uma vez. Não digo que o faça sempe mas faço-o com regularidade. Não ignoro uma pessoa a quem já fui apresentada.
Penso que seja isto.
Também me acontece, às vezes, ir a festas, encontros, seja o que for e conhecer pessoas que depois querem logo manter contato comig, trocar telefones, etc. Claro que quando vivemos num país estrangeiro isso acontece com mais frequencia, de que quando vivemos no nosso país. Aqui somos 'todos' estraneiros.
Há cerca de um mês fui almoçar a casa de um casal super simpático que me conheceu um par de horas no verão, aquando de um piquenique. Super queridos.
O Gerben, que é suspeito, diz-me que é porque eu sou muito entusiasta e é muito fácil gostar de mim à primeira (ele é que diz).
Eu não sei, mas que gosto de mimos, lá isso gosto.
Por hoje é só.
Bom fim de semana, parece que vem aí muito sol, para mal dos nossos pecados.

Sem comentários:

Enviar um comentário