quinta-feira, 17 de maio de 2012

Casório Holandês

Ontem fui ao primeiro casamento holandês. Sim, ontem foi quarta-feira (hoje é feriado aqui - eu tive que trabalhar).
E não é que foi um espetáculo. Quer dizer, eu sempre adorei casamentos e festas do género. Comparar com o que estou habituada em Portugal é quase ingrato. Foi muito diferente!!! Eu já tinha ido há uns anos a um em França e foi mais parecido.
A cerimónia  não foi religiosa (foi também a minha estreia, porque até então sempre tinha ido à igreja). Nesse aspeto não sei como se passa em Portugal.  Aqui foi muito bonito / agradável. A sala estava decorada com flores, todas as pessoas sentadas, os noivos num lugar de destaque bem como a notário, que trajava a rigor. Esta falou imenso (não sei o que disse) mas ia fazendo piadas porque as pessoas riam e eu ria com elas.
Depois, não houve a famosa sessão fotográfica, como há em Portugal, a fotógrafa ia discretamente fotografando. Fomos então para um café / restaurante onde convivemos, bebemos e comemos. Muito pouco a Portuguesa, pois aqui encher o prato ou repetir é quase falta de educação.
À noite havia outra festa, num bar, para beber e dançar. Não cheguei a perceber se havia distinção dos convidados de uma festa para outra (como houve em França).
Segundo o meu holandês, este não foi um casamento convencional, ainda que não haja exatamente uma regra estabelecida, cada um faz como quer, do que percebi.
Este, na minha opinião, foi muito agradável, descontraído e informal. Eu diverti-me muito, conheci imensas pessoas (finalmente o grupo de amigos dele), falei imenso holandês.
Em relação a roupa também não houve o protocolo de cada um ir de fatinho e gravata e as senhoras com os melhores vestidos da temporada. As pessoas estavam arranjadas de forma simples, tal como eu e o meu homem, simples e janotas.
Gostei muito mesmo, gezellig.

Sem comentários:

Enviar um comentário