domingo, 29 de março de 2015

casa#barraca...uma experiência!

Ontem aproveitamos o open huis e andamos a ver casas em Amesterdão e arredores. Algumas interessantes, outras nem por isso.
Este post é a propósito de uma delas. Nem sei o que dizer. Bem, basicamente é assim. Tenho uma amiga/ex colega de faculdade que trabalha no serviço social da CM de Faro e em tempos esteve num projecto de reaojamento de ciganos. Uma vez comentou comigo que a dificuldade não era atribuir casa aos ciganos mas sim ensiná-los a viver numa casa. Ou seja basicamente educá-los para que não destruissem a habitação. Ora bem eu nunca pecebi muito bem o que ela quis dizer com isso e até me pareceu exagero. Como assim destruir a habitação?
Pois bem, passados uns anos. Percebi-o ontem assim que entrei numa das casas.
Ainda me parece mentira o que viram os meus olhos. Basicamente resume-se à arte de saber transformar uma bonita habitação numa barraca. E eu acredito que até seja uma ardúa tarefa de anos.Não havia ponta por onde pegar. Literalmente da cozinha toda "partida" (e eu nem me refiro à desorganização e sujidade) à sala de estar, que lhes pareceu bem colocar um tecto falso cheio de luzinhas tipo Natal (o engraçado é que parece que o dinheiro não chegou para mais e às tantas o tecto falso acaba a meio da sala preso por ferros, bem é difícil descrever).
Andar de cima, o caos, quartos dividos por paredes de madeira, onde o orçamento nào cgegou para mais e a madeira vai só até meio. Um dos quartos (o quarto do marido) era tipo a lixeira, nem deu para entrar, estava cheio até ao tecto. Percebe-se que esta gente é amante da medeira porque ela está por todo o lado, pregada em todos os sitios, qual remendos, inclusive na casa de banho. Sobe-se até ao sotão e enfim o melhor guarda-se sempre para o fim. ainda não percebi se era um ginásio, um quarto de dormir ou a despensa. Mas deixem lá isso.

As fotos que estão na net dão para perceber que há muito trabalhinho para fazer mas como a casa até tinha um preço jeitoso (podéra) arriscamos. Foi uma experiência, no mínimo bizarra.
Eu e o Gerben acompanhando a proprietária, tentando mostrar o ar mais natural do mundo e por dentro a gritarmos um ao outro "tira-me daqui".
Tiro o chapéu (ou não) a quem tiver coragem para a comprar. Acredito que se tiverem dinheiro, boas ideias e fraca memória possam fazer dela um palácio. E digo fraca memória porque eu ainda que fizesse dela um palácio jamais me esqueceria do que vi. E teria com certeza pesadelos.
WAWWW!

2 comentários:

  1. Eu acredito que vendam com certa facilidade. Tenho 2 colegas de trabalho que compraram casas em estado similar, pq precisavam de obras profundas para se poder viver. E o mais curioso é que ambos estiveram mais de 1 ano, quase 2 até, para poderem viver na casa que compraram, ou viver em condições, pq depois tiveram os problemas dos construtores trafulhas que ou faziam mal feito ou deixavam as obras a meio...

    Como num universo tão restrito conheço logo 2 casos, e outros 2 que tb remodelaram as casas que compraram, deixa-me a pensar que não é coisa rara aqui...

    ResponderEliminar
  2. Ahaah... nós uma vez fomos ver umas casinhas para alugar e só para teres noção havia 3 portas de entrada, uma dava para a bancada da cozinha, sim não dava para abrir mas existia, outra a verdadeira e útil porta e uma outra dava para um micro divisão tipo antecâmara onde havia um WC. Fora isso a péssima construção, as paredes, o chão que parecia ir desmoronar, etc...
    Mas eu acho que é dos Holandeses (com excepções claro), acho que eles têm talento para piorar casas, porque já vi muitas em que mudaram coisas para pior...

    ResponderEliminar