segunda-feira, 30 de março de 2015

Descomplicar

Faço parte de um forúm de mães. Fizemos todas juntas o curso de preparação para o parto e o grupo manteve-se. É interessante e muito útil visto que o bebés têm todos mais ou menos a mesma idade, entre os 8 e os 6 meses, então as dúvidas, os dramas e as novidades são parte diária de todas nós. Partilhamos dúvidas, pedimos sugestões, apoiamo-nos....é muito giro.
Somos todas de paises diferentes, como tal também é interessante ver que há pessoas bem menos complicadas que outras e a mim parece-me que tem um pouco a ver com a nacionalidade. Pararece-me. Há realmente um ou dois elementos do grupo que (a meu ver) complicam muito. Complicam tudo. Seguem tudo à risca. Tipo, se é para começar a dar peixe aos 8 meses não pode ser nem um dia antes, nem um dia depois. E depois stressam com tudo e mais alguma coisa. Cada uma faz como quer e daí é que vem a riqueza. Eu prefiro descomplicar. E quando me lembro em complicar penso muito na minha mãe e nas minhas origens. Penso que não tive nem 1/3 daquilo que a minha filha já tem (nem em brinquedos, nem cadeiras de papa, nem a quantidade de roupa, nem as coisas e coisinhas que o mundo comercial nos faz acreditar que nos fazem  falta...ufa, ufa).
Em relação à comida dela leio de vez em quando umas coisas quando tenho dúvidas, mas a maior parte do tempo sigo a minha intuição e mais uma vez penso na minha mãe que não teve pediatra nem livros e nem internet quando me criou a mim e a minha irmã. Os livros eram as vizinhas e a familia, por isso siga. 
Isto para dizer que um dos últimos assuntos no forúm foi sobre dar ou não água aos bebés. Uma de nós perguntou se algum dos bebés estava com problemas em fazer cocó depois da introdução de sólidos. Por acaso aconteceu com a Lia e na altura estava cá a minha mãe e irmã que me disseram para começar a dar-lhe água e claro fez-me todo o sentido, o que é certo  é que desde disso ela nunca mais teve problemas consideráveis. E foi o que respondi no forúm, pois então uma das pessoas que a mim me parece que gosta de complicar ficou muito admirada e até me disse que não recomendam dar água ao bebé ainda quando se amamenta. Mas quem é que não recomenda? Os livros? Os pediatras? O google? Quero lá saber. A miúda adora água. Não lhe dou 1L de água por dia, nem pouco mais ou menos. Dou-lhe aquela que ela quiser beber. E só acho que lhe faz bem.
É este tipo de coisinhas, pormenores e detalhes que eu digo que se calhar é mehor descomplicar um pouco. É bom para nós e é bom para eles. Não gera tanto stresse.
Digo eu!

1 comentário:

  1. Acho que muita gente confunde o "não haver necessidade de" com "não se deve". O leita na sua maioria é água, por isso poderá não ser necessário dar água, mas se o bebé quiser e se ajudar, neste caso com o cocó, porque não?!

    ResponderEliminar