terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Nederlandse les - 2

Adorei, adorei, adorei a minha primeira aula de Neerlandês, ainda que não tenha percebido muita coisa, pois a professora falou sempre em holandês, só utilizando o inglês quando não percebíamos patavina. É bom, pois acaba por se tornar mais fácil, a língua tem que nos ficar no ouvido.
O grupo é jovem e completamente multicultural: Perú, Marrocos, Egipto, EUA, Ucrânia, Alemanha, Hungria, Polónia, Inglaterra...).
Pelo que me apercebi sou a que está há menos tempo na Holanda, há pessoas que já cá estão há anos, como tal já percebem bem mais do que eu. 
Vim de lá toda contente, conheci pessoas novas, falei e ri imenso (coisas que eu não gosto nada de fazer) aprendi qualquer coisa. E que saudades que eu tinha de pôr os neurónios a trabalhar verdadeiramente, aprender todos os dias um pouquinho, adoro, adoro regras, horários para cumprir, ter que estudar, ter disciplina para isso. tal...não é normal, eu sei, mas eu gosto!!! Não sei se daqui há uns tempos continuo a dizer o mesmo, a ver vamos. 
Este é sem dúvida um grande e árduo desafio a que me proponho, mas eu gosto disso. Quanto mais difícil melhor, querer é poder!!! como eu quero já tenho 50% do caminho percorrido. 
Acho que já disse isto algures, de qualquer maneira fica novamente a informação a quem possa interessar. 
Estes cursos são dados pelo governo, temos é de estar registados na Holanda e no governo local (neste caso Amsterdam). Inscrever-mo-nos, depois chama-nos para uma entrevista (no meu caso foi em inglês) para averiguar a nossa motivação, posteriormente temos que fazer um exame de lógica para nos colocarem num nível. O nível vai de 1 até 5 e não tem propriamente a ver com o que já sabemos ou não de holandês, mas sim com as nossas perspectivas futuras no país e também as habilitações académicas que já possuímos.
Eu pedi para ficar no nível V, uma vez que ambiciono trabalhar na minha área (educação social) e quiçá no futuro tirar cá uma especialização.
O meu exame confirmou que estava apta a  entrar no nível mais elevado, obviamente que começo a aprender a língua de raíz, mas a um ritmo mais acelerado, o que vai exigir muito estudo e dedicação da minha parte (trabalhinho de casa).
O curso é durante um ano, 9 horas por semana (no meu caso três manhãs). Terei que fazer vários testes para ir avaliando o meu progresso. No final terei de realizar um exame, o NT2, (escrever, ler, ouvir e falar). Passado o exame terei direito a um diploma de Neerlandês como segunda língua. 
Ao que parece aqui é necessário para se poder trabalhar com formação académica. 
Aqui podem pesquisar mais detalhes: 
http://www.brasileirosnaholanda.com/guia/naturaliz/exame_nt2.htm
http://www.cve.nl/item/staatsexamens_nederlands_als
Tive direito a todo o material (pasta, livro, CD, capa) e o melhor, all for free. Pois é, acho que esta é uma informação preciosa. 
Antes de vir pesquisei imensos cursos e eram caríssimos, a determinada altura o Gerben descobriu esta benesse para estrangeiros, é fantástico e de aproveitar. Contudo não vai durar por muito mais tempo, pois a crise também se começa a sentir aqui.
Como tal, mais uma razão para me empenhar ao máximo e é já! Mãos à obra.  




Sem comentários:

Enviar um comentário