sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Pedacinho de mim


 
Andava a cuscar blogs de pessoas conhecidas e emocionei-me com o da Sunrise porque ela  adoptou um patudo e obviamente que me lembrei do dia em que fui buscar o Yofi. Está quase, quase a fazer dois anos. Dois anos fantásticos da minha vida, parece um talismã, este meu cão. Não é por nada que ele se chama Yofi e nem fui eu que lhe dei o nome, já vinha incluído no pacote. 

A Origem do nome é Hebraica e significa a beleza de Deus (é o que os Israelitas dizem quando querem expressar a beleza de algo).
O que sinto por ele é tão grandioso que se me ponho para aqui a divagar muito acabo aos prantos.
Ainda há dias num dos passeios matinais, enquanto olhava para ele a correr felicíssimo atrás dos pássaros, pensava aconteça o que acontecer na minha vida haverá sempre espaço, tempo e lugar para o Yofi. É impensável que assim não seja. Refiro isto porque quando me mudei para cá, toda a gente me perguntou o que ia fazer ao cão. Como se o cão fosse um par de sapatos que se deixa em qualquer sítio. Acredito que para muita gente um par de sapatos seja mil vezes mais importante que um cão, mas isso são outros quinhentos.
Eu só seria feliz com ele ao pé de mim, tal como agora, a escrever isto e a olhá-lo deitado no sofá junto a mim. Consigo ter saudades dele, depois de cinco minutos sem o ver.
É um cão fantástico, brincalhão, humilde, sociável, inteligente, activo.......... E não sou só eu que acha isso, as pessoas que já cuidaram dele também reconhecem isso. É um cão muito especial.
Quando o adoptei não foi ele que teve sorte, fui eu!!!
Muita gente choca-se quando faço comparações com ele e com filhos e pronto poderá não ser legítimo porque não sou mãe. Contudo, o Yofi ensinou-me muitas coisas e a maior delas foi compreender,  valorizar e respeitar as preocupações que a minha mãe têm para comigo. Eu preocupo-me se ele não come, se tosse, se tem frio…..enfim.
Não quero de todo fazer comparações, contudo só desejava que todas as crianças do mundo tivessem o amor, a dedicação e o conforto que o meu cão tem.
Só mais uma mensagem às pessoas que criticam quem tem cães em apartamentos.
Eu vivi 21 anos no campo e desde sempre tive cães, reconheço as vantagens para cães e donos do que é viver em “liberdade”.
Contudo, tenho a certeza que se o meu cão pudesse responder por mim diria “prefiro mil vezes viver num apartamento do que continuar num caixote do lixo entregue à minha sorte”.
Infelizmente, há muitos Yofis a precisar de um colinho, não interessa o espaço, a única coisa que eles pedem é comida e atenção. O que nos dão é pura lealdade.
Amo-o com tudo o que há em mim. 
 

3 comentários:

  1. pois é..a isso se chama amor Ana! E o Yofi é tudo isso que caracterizaste, tive o prazer de ser uma das sortudas que "cuidou" dele. :)
    E quanto a comparar com crianças (ou seja seres humanos) não sei porque é que há tantas pessoas que ficam indignadas, onde é que está escrito que os humanos são superiores aos animais? porque raio não podemos tratar os animais com a mesma igualdade? temos muito a aprender com eles.. eu sou como tu, quero lá saber de sapatos, malas ou outra coisa supérflua, no final são só isso, coisas.. mas pronto cada um preenche-se da maneira que prefere. ;)
    Para mim, os animais são a melhor coisa do mundo, igualmente como as crianças!
    *

    ResponderEliminar
  2. A minha mãe pergunta-me constantemente "Tens falado com a Ana? Ela está bem? etc etc". Bem, eu só tenho a dizer à minha mãe que estás melhor que nunca! :)

    E agora, indo de encontro com o teu post, sem dúvida que os animais são algo de muito precioso na vida dos seres humanos! Não os comparo com crianças, porque a minha casa está cheia de crianças pelas quais tenho um amor incomparável, mas os animais também têm um cantinho muito especial no meu coração. :) Sabes que mais? Tenho um casal de porquinhos da índia! e acho que a Lola vai ter bebés! eheh além disso também tenho 2 peixinhos lindos! :D e... visto que temos um quintal, o Jorge quer um cão para andar à vontade! lol sim, porque se não tivesse eu não queria. Tive experiências muito más com colegas de casa que tinham animais e...fiquei um pouco "traumatizada" com animais em apartamentos.

    Minha querida, só tenho uma coisa a dizer-te: tenho saudades!! e quero que venhas cá depressa! Vou passar o Natal ao monte e o Jorge também vai! Encontramo-nos lá? :P

    Beijo gigante! :)

    ResponderEliminar
  3. Amor da minha vida, claro que nos vemos no Natal, vou então finalmente conhecer o homem que te roubou o coração. Não poderia deixar de passar o Natal com a minha mamy, mas vou sozinha porque o meu homem está farto de mim e quer folga ihihih (brincadeirinha) Vou apenas por 4 dias, não há tempo para mais. Beijo enorme, também tenho saudades...ahhh eo que disseste à tua mãe não podia ser mais verdade. Adoro-te

    ResponderEliminar