quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Janelas indiscretas

Haverá muitas coisas a dizer sobre as casas na Holanda, têm sem dúvida muitas particularidades, hoje apetece-me falar de uma em especial. As Janelas. Essas senhoras grandes e desnudadas. E é sobre este último detalhe que me vou focar.
Ora bem, aqui, em Amesterdão as casas são praticamente todas rasteirinhas, isto é, não são prédios altos (esses só existem mais na periferia) tem cerca de 2, 3 andares.
No rés-do-chão, as janelas sendo enormes são construídas a cerca de um metro, metro e meio do chão. Voltando ao pormenor acima mencionando além de grandes são, praticamente todas, desnudadas. Aqui o conceito de cortina não faz muito sucesso. E acredito que as que tem cortinas são as dos estrangeiros, assim como a minha, que já as têm. Ainda sobrevivi alguns largos dias sem elas, mas foi só até o vizinho do prédio da frente se lembrar em me acenar um dia. Estava eu descansadinha na minha sala e ele armou-se em engraçadinho, no dia a seguir teve este desgosto. Toma lá cortina, não há cá confianças para ninguém!
Voltando então a esses janelões indiscretos, anda uma pessoa a passear o cão seja de dia, seja de noite e vê-se obrigada a andar a mirar a casa dos outros. E vê-se de tudo, é a família que está a jantar, as crianças a ver televisão, o senhor estendido no sofá...e por aí adiante. 
Enfim, é que não há olho que aguente, eu bem tento, mas quando dou por mim lá estou a cuscar outra vez. Claro que não me ponho parada a observar, vou passando e olhando. Simples. O mais engraçado e constrangedor é quando olhamos e os que estão de dentro olham também. Oh valha-me a Santa. Ao que parece eles não se importam nada, até gostam.
Aproveitando a conversa, o que isto tem de bom é que pude perceber que todas ou quase todas exibem uma fantástica mini biblioteca. Eles privilegiam muito a leitura, que é incutida de país para filhos, lêem em todo o lado e aposto que andam sempre com livros atrás.
É tão cultural que as próprias casas já vêm preparadas para os livros. Pelo menos a minha já vinha com prateleiras e mais prateleiras embutidas na sala. E o que eu gosto disto!!! 



 Não interessa nada se 90% do conteúdo da minha mini biblioteca é holandês, 9% inglês e 1 % português. O que interessa é que tenho estes livros todos a olhar para mim e um dia hei-de conseguir lê-los.  

1 comentário:

  1. Ana, fartei-me de rir com este teu post... Olha, não leves tão a mal quando o vizinho te acenou porque tenho a certeza que não foi com más intenções. Em Amesterdão se calhar não acontece muito, mas nas cidades mais pequenas as pessoas acenam às pessoas que passam na rua, para eles é completamente normal. O mesmo se aplica quando vais dar uma volta sozinha ou acompanhada nnum parque ou na floresta ou mesmo na rua num final de tarde, quase todos dizem "hallo!". Para mim é também estranho até porque não sou de grandes confianças. Mas aqui é tudo muito normal. Aliás uma vez uma professora disse-me que se não cumprimentares, é sinal que és estrangeiro.Pois olha, eu sou estrangeira porque são raras as vezes que digo Hello. LOL Catarina

    ResponderEliminar