segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Sinterklaas

Na Holanda a figura do Pai Natal não é tão famosa, aqui o protagonista é o Sinterklaas: 
"Segundo a tradição holandesa, em meados de Novembro, São Nicolau, ou Sinterklaas, chega de barco de Espanha, trazendo presentes. Todos os anos é oficialmente acolhido por uma cidade diferente, num evento com direito a cobertura televisiva a nível nacional. Depois de ser cumprimentado pelo presidente da Câmara, São Nicolau monta o seu cavalo branco e desfila pelas ruas. Este acontecimento inaugura a estação das festas e vai criando entusiasmo que termina na véspera do dia de São Nicolau, no dia 5 de Dezembro. As crianças deixam o sapatinho junto à lareira, bem como cenouras e feno para o cavalo. Na manhã seguinte, encontram presentes nos sapatos.
A noite de Sinterklaas é sempre celebrada em família com muita festa.
Os adultos e adolescentes trocam presentes com embrulhos engraçados acompanhados de um poema (Sinterklaasgedicht) feito pelo doador. Desse jeito cada pessoa, em nome de Sinterklaas, pode fazer referências a certas características da pessoa e acontecimentos engraçados sem se revelar como doador do presente."

E pronto sendo assim, aqui não se trocam presentes na noite de 24 para 25 mas sim hoje, ou melhor no fim de semana que passou.
Para além disso se não há Pai Natal também não há renas (aqui não há Rodolfo, tanto que eu gosto dele). 
O Sinterklaas anda acompanhado dos Zwarte Piet (Pedro Preto)  os ajudantes que distribuem moedas de chocolates e outros doces. 
Eu fui esbarrar com eles algures em Utrecht no fim de semana passado. 

1 comentário:

  1. LOLOL gostei de saber que aí o Pai Natal vem de... Espanha!!! Badajoz ou Ayamonte? E leva pipas e caramelos?? hahaha joka

    ResponderEliminar