sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Coincidência ou não

Andava eu hoje com o meu homem e o meu cão na Dam Square, numa de compras (mais especificamente um telelé) quando numa das 100 lojas que entramos e saímos sem nada porque a menina só quer aquele, naquela cor e desbloqueado....e assim mais um dia passou e ainda não foi desta. 
Enfim, estava então na loja com o meu cão, sim aqui na grande maioria das lojas os cães podem entrar, quando entra um casal com um cãozinho. Eu apaixonei-me pelo cão e o Yofi também (era uma cadela, não confundamos as coisas), claro está eu tive que me pôr à conversa com os donos ,enquanto o Yofi soltava ladrarzinhos apaixonados a tentar seduzir a menina.
Vai na conversa, a cadelinha, a Nina, é portuguesa, foi encontrada numa praia por este simpático casal de holandeses que a adoptou. Senti-me feliz pela sorte dela (de olhar tão triste e orelha rasgada, sabe-se lá o que esta cadelinha penou antes de encontrar estas pessoas) e ao mesmo tempo triste e envergonhada por saber que a gente do meu país trata tão mal os seus animais.
E não me venham dizer que acontecem em todo o lado, pois acontece mais nuns lados do que em outros. Nunca seremos verdadeiramente civilizados enquanto isto continuar a acontecer. 
Uma das primeiras coisas que vi quando cheguei a Portugal no Natal foi um cão ferido e abandonado, este foi o meu cartão de visita e até hoje me culpo porque não fiz logo nada nesse minuto e quando o procurei para tentar ajudar o bichinho já tinha desaparecido. Penso tanto nele e no que lhe terá acontecido e sinto tanto culpa.
Vivo aqui há mais de dois meses e ainda não vi, felizmente, um cão abandonado porque aqui as pessoas são punidas a sério, caso não os registem ou os abandonem. Não quer dizer que não o façam mas não será com certeza o desastre que é em Portugal onde se continuam a tratar os animais como lixo. 
Não quero ignorar o abandono ou os maus tratos dos animais, mas o que é certo é que olhos não vêm, coração não sente.

Sem comentários:

Enviar um comentário