Foi uma agradável surpresa saber que a UNESCO distinguiu o Fado como Património Imaterial da Humanidade, enquanto tradição e expressão da identidade da cultura portuguesa.
Nunca fui uma grande adepta de fado, mas confesso que nos últimos anos e com esta nova geração de fadistas, muitas vezes me arrepio quando oiço. Ouvir fado ao vivo é qualquer coisa de grandioso.
Eu sempre fui muito patriota e gosto de "vender" e publicitar" o que é nosso e aqui tento fazê-lo ao máximo. Por isso estou muito orgulhosa!!
É também muito agradável perceber que muitas vezes os estrangeiros reconhecem Portugal através do Fado, que apreciam e fazem essa ligação. Curiosamente isso aconteceu-me na semana passada quando fui à Biblioteca Central aqui de Amesterdão, pedi ajuda a um funcionário, que depois me disse que era do Suriname, para me mostrar onde estavam os livros portugueses. A primeira coisa que ele me disse, depois de lhe confirmar que era portuguesa, foi que adorava ouvir fado e tinha pena de não perceber a língua. Obviamente que lhe perguntei quem é que ele ouvia e ele respondeu-me Cátia Guerreiro. Nem de prepósito.
Parabéns ao nosso fado, ao fado que nos vai na alma lusa.
ResponderEliminarBjs