terça-feira, 22 de novembro de 2011

Sabores – 2

Gosto muito de cozinhar, fazer doces e bolos. Por isso decidi partilhar aqui também alguns dos meus dotes. Espero dar-vos ideias deliciosas para as vossas refeições.
Não invento nada, normalmente sigo receitas, mas confesso que acabo sempre por mudar alguma coisa à minha maneira.
Quando digo que gosto de cozinhar, não gosto de o fazer por obrigação, pois acho que a cozinha é também uma arte e como tal temos que nos sentir inspirados para criar. Um dos ingredientes que coloco em todos os meus pratos é paixão, paixão por aquilo que estou a fazer e tenho-me dado muito bem com este detalhe.
Ontem à noite o jantar foi bem português: bacalhau com natas, regado com um vinhozinho tinto.
Receita: Faço tudo a olho, por isso não digo quantidades exactas. O que fiz deu para três refeições à vontade. Cozer três postas de bacalhau (ahh encontrar aqui bacalhau é um pincel, da próxima vez que for a Portugal, trago a mala cheia). Depois de cozido escorrer a água, tirar a pele, as espinhas e desfiar.
Fazer um refogado com azeite, cebola e alho picados. Quando a cebola começar a amolecer juntar umas duas cenouras raladas. Deixa-se cozer um pouco e uns minutos depois junta-se o bacalhau à festa, mexe-se bem e continuamente para não pegar. Se estiver muito seco pode-se juntar um pouco mais de azeite (não muito). Temperar com sal e pimenta (atenção que se o bacalhau tiver gosto a sal é preferível não juntar mais) .Por ultimo junta-se batata frita palha, (dos pacotes). Envolve-se tudo e deixa-se cozer um pouco para a batata amolecer, junta-se depois meio pacote de natas e coze mais uns minutinhos.
Num pire-se (untado com azeite, para não pegar) coloca-se o preparado (eu juntei um pouco de tomilho porque adoro e entra em quase todos os meus pratos) e rega-se com mais um pacote de natas. Vai ao forno uns 15 minutos só para gratinar.
Acompanhem com uma saladinha.
É rápido, é fácil e DELICIOSO!!! 
Goede Eetlust!!
 

3 comentários:

  1. Abriu-me o apetite :)

    Salsinha, gostava de falar consigo relativamente ao blog, tenho aqui umas ideias que gostava de partilhar consigo. Não encontrei por aqui o seu email, por isso se me puder contactar, faça-o para nospelomundo@hotmail.com. Fico a espera :)

    Filipa Gouveia

    ResponderEliminar
  2. Olá Aninha!
    Decidi vir cuscar o teu blog!
    Parabéns está muito giro!
    Ainda bem que estás a divulgar a gastronomia portuguesa ai pela terra das socas!
    E sabes...conheço esse vinho...tenho uma garrafa igual em casa!!
    beijinhossssssss
    sónia rodrigues

    ResponderEliminar
  3. Beijinho grande Sónia.
    A nossa comida aqui faz sucesso e o vinho também e esta garrafa muito especial foi aberta também num dia muito especial;)
    beijinhos para todos.

    ResponderEliminar